O Nubank informou que, ao todo, 6 milhões de seus clientes já fizeram o cadastro de chaves Pix, desde o início dos cadastramentos até a manhã dessa segunda-feira (19).
Assim, o Nubank já cadastrou aproximadamente 10,5 milhões de chaves, uma vez que cada pessoa física tem a possibilidade registrar até 5 chaves Pix. Pessoas jurídicas, no entanto, podem cadastrar até 20 chaves Pix.
A divulgação do Nubank sobre o total de clientes que já fizeram o cadastro das chaves vem em meio à reclamações de que a instituição teria cadastrado chaves sem autorização prévia.
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Além disso, o Procon de São Paulo informou nessa segunda-feira que notificou a fintech e o Mercado Pago após clientes das instituições reclamarem sobre cadastros de chaves Pix feitos sem autorização.
O órgão de defesa do consumidor informou que as empresas terão, a partir de hoje, 72 horas para responder aos questionamentos.
Dentre os questionamentos feitos pelo Procon, estão:
- Como e por quais canais está sendo ofertado e disponibilizado o cadastro dos consumidores ao Pix
- Quais informações são prestadas antes da realização do cadastro
- Como se dá a confirmação ou anuência inequívoca dos consumidores
- Como o consumidor pode efetuar o cancelamento do cadastro
- Se verificaram a ocorrência de problema sistêmico que poderia ter dado causa ao cadastro indevido das chaves de segurança
- Quais providências têm sido adotadas para solução dos problemas relatados
- Quais os canais de atendimento disponibilizados ao consumidor para atendimento.
Nubank nega ter feito cadastros sem autorização dos clientes
Vale lembrar que na semana passada, o órgão de defesa do consumidor já havia informado que as instituições que cadastrassem chaves Pix automaticamente, sem a prévia autorização do cliente, poderiam ser multadas por prática abusiva. Contudo, na última semana, as fintechs negaram que teriam feito qualquer cadastro sem o consentimento dos clientes.
O banco digital destacou que todas as chaves foram cadastradas com a autorização dos clientes e salientou que “preparamos cuidadosamente um fluxo prático e simples de comunicação e, no dia 5 de outubro, enviamos pedido de consentimento via aplicativo a todos os clientes que haviam feito o pré-registro (antes da data de início oficial)”.
Hoje o Nubank reforçou que só faz o cadastro de clientes com autorização através do aplicativo, e destacou que as autorizações estão documentadas.