Uma das formas preferidas de pagamento dos brasileiros nos últimos anos, o PIX seguiu em crescimento durante o quarto trimestre de 2022. Contudo, segundo um mapeamento divulgado pelo Itaú Unibanco (ITUB4) nesta terça (14), os pagamentos instantâneos dispararam 2.254% em um setor inusitado da economia: nas loterias e nos sites de aposta.
“O PIX é majoritariamente o principal meio de transação desse setor. A modalidade é incentivada por todas as empresas que prestam esse tipo de serviço, principalmente pela instantaneidade da transação e, muitas vezes, a natureza daquela aposta é online”, detalha Mario Miguel, diretor de Cartões do Itaú Unibanco.
O levantamento considera as transações realizadas pelos clientes do Itaú Unibanco via cartões e PIX e pelas vendas feitas com as soluções de pagamento da Rede, uma das subsidiárias do banco.
De acordo com os dados, no quarto trimestre de 2021, a quantidade transacionada pelos clientes do Itaú nas loterias e sites de aposta era dividida da seguinte forma: 67% via cartão de débito, 32% via PIX, e 1% via crédito. No quarto trimestre de 2022, o cenário mudou completamente: 96% das transações foram via PIX, 4% via débito, e 0% via crédito.
“Essas transações são, em sua maioria, de tickets mais baixos. O PIX, inclusive, é uma modalidade em que ainda experimentamos um ticket transacionado abaixo do débito e do crédito”, complementa.
O especialista ressalta que as operações via PIX também dispararam nos seguintes segmentos:
- Exposições e Festas: + 697%;
- Bibliotecas: + 640%;
- Telefonia: + 347%
- Bancos: + 327%.
PIX: Tendências no pagamento instantâneo
Na visão do Itaú Unibanco, as tendências do PIX no último trimestre estão localizados em setores como fitness, viagem, pet e sustentabilidade.
Via PIX, as quantidades transacionadas pelas academias cresceram 104% no quarto trimestre de 2022 em comparação com o mesmo período de 2021. O valor transacionado foi 88% superior ao do 4T21.
Ainda no “projeto verão”, os nichos do crossfit, suplementos e artigos esportivos também cresceram. O ticket médio de gastos de artigos esportivos no 4T22 foi de R$ 348.
Os pagamentos instantâneos também se destacaram nos tradicionais happy hours. 8% das operações feitas em estabelecimentos como bares e choperias ocorreram via PIX. O cartão de débito segue como o líder do happy hour, com 57% da transações e, em seguida, aparece o cartão de crédito com 35%.