O Banco Central (BC) informou nessa quinta-feira (22) que foram cadastradas mais de 50 milhões de chaves no Pix, sistema de pagamentos instantâneos da autarquia. A informação foi divulgada pela da assessoria de imprensa da autoridade monetária.
Vale destacar que na última sexta-feira (16), por volta das 18h, o BC já havia registrado mais de 39,2 milhões de chaves cadastradas no Pix. O cadastramento está aberto desde 5 de outubro desse ano, ao passo que o sistema está previsto para começar a funcionar no dia 16 de novembro.
A chave cadastrada funciona como um identificador de contas e pode ser um número de celular, CPF, CNPJ, e-mail, entre outros. É através da chave que será possível receber pagamentos e transferências.
Suno One: o primeiro passo para alcançar a sua independência financeira. Acesse agora, é gratuito!
A chave é uma forma de facilitar o recebimento pelo Pix. O cadastro pode ser feito quando o correntista quiser, sem data limite.
O novo sistema de pagamentos instantâneos da autarquia prevê pagamentos e transferências 24 horas por dia, 7 dias por semana, todos os dias do ano.
Nubank diz que 6 milhões de clientes já cadastraram chaves Pix
O Nubank informou no início da semana que, ao todo, 6 milhões de seus clientes já fizeram o cadastro de chaves Pix, desde o início dos cadastramentos até a manhã da última segunda-feira (19).
Com isso, a fintech já cadastrou aproximadamente 10,5 milhões de chaves, uma vez que cada pessoa física tem a possibilidade registrar até 5 chaves. Pessoas jurídicas, no entanto, podem cadastrar até 2o.
A divulgação do Nubank sobre o total de clientes que já fizeram o cadastro das chaves vem em meio à reclamações de que a instituição teria cadastrado chaves sem autorização prévia.
Além disso, o Procon de São Paulo informou nessa segunda-feira que notificou a fintech e o Mercado Pago após clientes das instituições reclamarem sobre cadastros de chaves Pix feitos sem autorização.
Contudo, o Nubank afirmou que só cadastra chaves Pix de clientes com autorização através do aplicativo, e destacou que as autorizações estão documentadas.
Com informações do Estadão Conteúdo.