PIX: 3 milhões de chaves foram cadastradas em 8 horas, segundo BC
O Banco Central (BC) informou que às 17h dessa segunda-feira (5) o número de cadastros de chaves de identificação para o uso do PIX já havia chegado a 3 milhões. A marca foi alcançada apenas 8h após o início do cadastro das chaves.
A Chave PIX, pode ser o e-mail, CPF, ou número de celular da pessoa. Através dela que o cliente, bem como sua conta bancária serão identificados. Além disso, apesar de não ser obrigatório, o cadastro se faz necessário para quem pretende usar o novo sistema de pagamentos instantâneos do BC.
A autoridade monetária liberou, desde as 9h de hoje, o cadastro para o uso do novo sistema. Contudo, os pagamentos e transferências através da ferramenta só serão disponibilizados para todos os brasileiros a partir de 16 de novembro.
Além disso, a autarquia informou hoje mais cedo que 677 instituições já foram aprovadas para oferecer o serviço, e também iniciar o cadastro das chaves nessa semana.
Apps de bancos têm instabilidade em meio ao cadastro de chaves do PIX
Usuários do Banco do Brasil (BBAS3); Bradesco (BBDC3; BBDC4), Caixa, Itaú (ITUB3; ITUB4) e Santander (SANB3; SANB4; SANB11), relataram que as plataformas das instituições apresentaram instabilidade nessa segunda-feira. Os problemas acontecem em meio ao início do cadastramento de chaves no PIX.
Clientes dessas instituições alegaram problemas para acessar as plataformas e para pagar contas, além de lentidão. Segundo o Banco Central até 12h30 de hoje, o número de chaves cadastradas no PIX já passava de um milhão.
Além disso, o Banco Inter (BIDI3; BIDI4; BIDI11), o Nubank e o C6 Bank também apresentaram instabilidade nessa segunda-feira.
Nesse sentido, o Nubank, afirmou que “hoje de manhã, alguns clientes encontraram oscilações no carregamento das informações no aplicativo do Nubank, mas as operações já foram normalizadas. Hoje é o primeiro teste real das mudanças realizadas nos apps para acomodar o Pix. Além disso, fora os clientes que têm realizado o cadastro de suas chaves, hoje também é o primeiro dia útil do mês de outubro – o que sempre eleva a quantidade de pessoas acessando o aplicativo pela manhã. No nosso caso a oscilação já foi resolvida e os clientes não devem encontrar mais dificuldades”.