Pinterest diminui expectativas com aproximação de IPO
A Pinterest, que está próxima de lançar o seu IPO (Oferta Pública Inicial em inglês), diminuiu as expectativas do valor de mercado. A empresa ficou US$ 12 bilhões (R$ 46,3 bilhões) abaixo do estimado no mercado de capital privado.
A redução provoca dúvidas sobre a demanda de investidores por empresas de tecnologia. Na última segunda-feira (08), o Pinterest mudou a sua perspectiva em relação à oferta inicial de ações. A plataforma anunciou uma faixa de preços entre US$ 15 e US$ 17 (R$ 58 e R$ 65,7).
Saiba mais: Pinterest se prepara para uma IPO na NYSE em abril
O valor de mercado da Pinterest é de cerca de US$ 11,3 bilhões (R$ 43,7 bilhões). Já a empresa foi avaliada em US$ 12 bilhões (R$ 46,3 bilhões) em 2015. Em 2017, a empresa voltou a ser avaliada pelo mesmo valor.
[optin-monster-shortcode id=”npkxlwaleraa8psvnego”]
Os números anunciados pela Pinterest abaixa as perspectivas do mercado em relação as IPOs de empresas de tecnologia neste ano. A Lyft, principal concorrente da Uber, chamou a atenção de investidores. No primeiro dia na Nasdaq, encerrou a sessão com ações em alta de 8%, negociadas a US$ 78,29. A empresa levantou US$ 2,34 bilhões, com 32,5 milhões de ações vendidas. Apesar disso, no segundo dia as ações caíram para um valor inferior ao do preço de oferta.
Saiba mais: Pinterest registra pedido de IPO na bolsa, segundo Wall Street Journal
Os resultados da Lyft e do Pinterest em suas ofertas inciais de ações é um bom termômetro para a abertura de capital da Uber, maior empresa de startups. A sua avaliação é de US$ 120 bilhões (R$ 464 bilhões). Se esses valores se confirmarem, será a maior oferta pública inicial de ações de uma empresa nos Estados Unidos.
Outras companhias de tecnologia também planejam abrir o seu capital, como:
- Zoom, que trabalha com serviços de videoconferência;
- PagerDutty, que produz software;
- Slack, que fornece serviços de comunicação para estritórios;
Saiba mais: Lyft, rival da Uber, fecha o primeiro dia na bolsa com elevação de 8,7%
Ao todo, os investidores privados já colocaram US$ 1,5 bilhão (R$ 5,8 bilhões) no Pinterest. Caso a empresa a capitalização de mercado ficar abaixo de US$ 12 bilhões (R$ 46,4 bilhões), isso traria prejuízo aos participantes nas rodadas de capitalização mais recentes.