PIB do Japão se recupera após terremoto e enchentes no 4º tri
O Japão se recuperou economicamente no quarto trimestre de 2018, informou a agência de notícias “Reuters”. Os gastos de empresas e consumidores apresentaram melhora, após o impacto de desastres naturais.
Nos últimos três meses do ano, houve alta de 1,4% do Produto Interno Bruto (PIB) do Japão, ante o mesmo período de 2017. No terceiro trimestre de 2018, a contração havia sido de 2,6%.
Foi entre julho e setembro que enchentes e um terremoto afetaram duramente a produção no Japão.
Segundo os dados divulgados pelo governo japonês, as exportações reais subiram 0,9% entre outubro e dezembro sobre o trimestre anterior. Esse foi o crescimento mais rápido em um ano.
Na comparação trimestral, o PIB avançou 0,3% sobre o trimestre anterior. Entre julho e setembro tinha sido registrada uma contração de 0,7%.
O gasto de capital foi o principal responsável pelo crescimento no quarto trimestre, subindo 2,4%.
O consumo privado, que responde por cerca de 60% do PIB japonês, subiu 0,6% nos três últimos meses de 2018, contra aumento esperado de 0,8%.
Mas os atritos comerciais internacionais e uma proposta de aumento de imposto sobre valor agregado devem afetar o crescimento do Japão em 2019.
Saiba mais – CNI: novos acordos comerciais poderiam ser vantajosos ao Brasil
Resultado da Abenomics?
O Abenomics tinha como objetivo dar uma reviravolta no panorama econômico japonês. Os resultados do PIB do Japão em 2018 mostram aparentemente o sucesso dessa receita econômica. Entretanto, a solidez da retomada japonesa continua sendo alvo de dúvidas.