PIB dos Estados Unidos registra o menor avanço em 3 anos
No acumulado do ano de 2019, o Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos cresceu 2,3%. Esse foi o menor avanço em três anos. Em 2018, a economia do país norte-americano cresceu 2,9%. É importante destacar também que o PIB ficou abaixo da meta estabelecida por Donald Trump de 3%. As informações foram publicadas nesta quinta-feira (26).
Em relação ao quarto trimestre, o PIB dos EUA cresceu a uma taxa anualizada de 2,1%. Os dados foram divulgados pelo escritório de estatísticas econômicas do país norte-americano (BEA).
O resultado acima mostra que os Estados Unidos permaneceram com o ritmo de crescimento do terceiro trimestre, de acordo com o que já era estimado pelo mercado.
De acordo com dados do escritório de estatísticas econômicas dos EUA, a desaceleração do PIB foi puxada sobretudo pelas desacelerações e por adiamentos nos investimentos de companhias, que foram “parcialmente compensadas por acelerações nos gastos do governo estadual e local e federal”.
Preocupações com o PIB dos EUA
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assegurou, na última quarta-feira (26), que o risco do coronavírus ainda é “muito baixo” para os EUA. Trump afirmou também que as autoridades de saúde pública do país farão “o que for necessário” para enfrentar o surto do Covid-19.
Mesmo com a falta de evidências de que a economia norte-americana pode ser abalada pelo surto do vírus, especialistas estimam que o setor manufatureiro será atingido pela falta de suprimentos e, consequentemente, isso afetará as exportações.
Veja também: Coronavírus pode se tornar pandemia global, diz agência reguladora norte-americana
Sem levar em conta o comércio, estoques e gastos do governo, a economia dos EUA avançou a uma taxa de 1,3% no quarto trimestre de 2019, a mais lenta em quatro anos.
Os investimentos empresariais nos EUA diminuíram a uma taxa de 2,3% entre outubro e dezembro do ano passado. Foi a terceira desaceleração trimestral seguida. Mesmo com as preocupações acerca do PIB dos EUA, Trump realizou, recentemente, discursos confiantes sobre a economia.