PIB do Brasil: Cada mês de isolamento social retira 1 p.p. do crescimento, diz IFI

A Instituição Fiscal Independente (IFI) projeta que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) reduz cerca de 1 ponto percentual a cada mês de isolamento social, conforme o órgão divulgou nesta segunda-feira (22).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

De acordo com o IFI, o estudo calcula um “teto” em sua estimativa de crescimento de 3% do PIB deste ano.

“Com a piora da pandemia e a pressão sobre o sistema de saúde, estados e municípios passaram a adotar, a partir de março, medidas necessárias mais rigorosas de isolamento social, que terão efeito sobre o PIB, principalmente através da redução do consumo de serviços”, informa a instituição.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Além disso, o IFI espera ainda que ocorra uma paralisação de 50% da atividade econômica nesse período e alerta para a possibilidade de uma recessão técnica no primeiro semestre, ou seja, queda do PIB nos dois primeiros trimestres do ano.

PIB do Brasil deve puxar para baixo a média de crescimento da América Latina até 2023

As projeções do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por sua vez, mostram que o PIB do Brasil deve crescer abaixo da média da América Latina entre 2021 e 2023.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

A região deverá mostrar um aumento do PIB de 3,2% entre 2021 e 2023, enquanto o Brasil deve crescer 2,7% no período.

Quando se exclui os brasileiros da listas dos países do chamado Cone Sul (que inclui Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai), a expectativa é de crescimento de 3,5% do PIB.

Andrew Powell, assessor principal em Economia do BID, pondera que o PIB do Brasil terá uma taxa de crescimento menor em 2021, em parte devido à ter passado melhor pela recessão em 2020.

“Ainda assim, o Brasil tem desafios significativos: precisa aprovar um conjunto de reformas pró-crescimento, bem como adotar uma política fiscal que mantenha a confiança e garanta a sustentabilidade fiscal, estabilize o aumento da dívida do setor público e reduza gradualmente os níveis da dívida”, disse Powell ao falar sobre o PIB do Brasil.

Com informações do Estadão Conteúdo

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Rafaela La Regina

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno