O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) comentou hoje (3) sobre a queda de 4,1% no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2020 ante 2019, e destacou que o recuo foi menor do que o esperado. “Se esperava que a gente ia cair 10%, né? Parece que caímos 4%. É um dos países que menos caiu no mundo todo, então tem esse lado positivo” disse o mandatário.
Vale destacar que o resultado do PIB do Brasil no ano passado é o o terceiro pior resultado da história do País. Segundo Bolsonaro, a queda do PIB só não foi maior devido a movimentação da economia gerada pelo auxílio emergencial, apelidado de coronavoucher.
“Esse dinheiro, quando vai para os municípios, roda a economia local, que interfere na arrecadação de impostos municipais, estaduais e federais também”, disse o político.
Além disso, Bolsonaro salientou a terceira fase do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe). Nesse sentido, o mandatário disse que com “essa ideia” foi evitado que mais de 10 milhões de pessoas perdessem seus empregos.
O presidente da República considera que o governo federal “fez tudo possível para evitar que tivéssemos um caos no Brasil”, e que as medidas tomadas pelo governo federal evitaram “problemas sociais gravíssimos”.
PIB do Brasil tem em 2020 maior recuo anual desde 1996
O PIB do Brasil caiu 4,1% em 2020 em comparação com 2019, segundo dados divulgados hoje Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Trata-se da menor taxa da série histórica, iniciada em 1996. Segundo o instituto, a queda foi em razão aos efeitos adversos da pandemia do novo coronavírus (covid-19).
A queda interrompeu o crescimento de três anos seguidos, de 2017 a 2019, quando o PIB do Brasil acumulou alta de 4,6%. Em 2020, os serviços encolheram 4,5% e a indústria, 3,5%. Somados, esses dois setores representam 95% da economia nacional. Por outro lado, a agropecuária cresceu 2,0%.
Em valores correntes, o PIB, que é a soma dos bens e serviços finais produzidos no país, totalizou R$ 7,4 trilhões no ano passado. O PIB per capita (por habitante) alcançou R$ 35.172 em 2020, recuo recorde de 4,8% em relação a 2019.
Sobre o resultado do PIB em 2020, os analistas da Guide apontam que “Olhando para frente, compreendemos que o cenário para PIB brasileiro contém dois desafios de difícil superação. Primeiro, ao contrário do ano de 2020, o corrente ano não contará com o mesmo grau de suporte monetário e fiscal. Com relação ao primeiro, está claro que o início do ciclo de normalização da taxa de juro por parte do BCB está contratado”.
Com informações do Estadão Conteúdo.