Os resultados do 2T22 da Petz (PETZ3) vieram mistos, mas em linha com o esperado da XP Investimentos e do Itaú BBA. Para a Genial Investimentos ocorreram surpresas tanto positivas quanto negativas.
Apesar disso, as três mantiveram a recomendação de “compra” para as ações da Petz, com o preço-alvo de R$ 18 pela XP, R$ 19 pela Genial e R$ 23 pelo Itaú BBA.
A XP destacou o crescimento anual de 25% da receita líquida da Petz, frente a um aumento de base forte, de 60%, impulsionado pelo forte desempenho de vendas nas mesmas lojas que cresceram 8,9% e forte expansão da companhia, com a abertura de 44 lojas nos últimos 12 meses.
A Genial pontou que a abertura de 9 lojas foram no 2T22, o que os leva a crer que o guidance de abertura de 50 lojas até o final do ano irá se concretizar. “A Petz segue com o seu plano de expansão de lojas sem interrupções”, disse.
Para o Itaú BBA a expansão “ainda” está no caminho certo.
Os analistas da XP também viram positivamente o crescimento anual de 34% nas vendas online da Petz, mesmo diante de uma dinâmica de canais “mais normalizada”. Além disso, a Petz alcançou uma penetração recorde de 32% das vendas.
A margem bruta da marca Petz caiu 0,2 pontos percentuais contra o 2T21, com os repasses de preços mitigando efeitos da maior participação da empresa em alimentos e da maior penetração nos canais digitais.
“O Ebitda [lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização] da Zee.Dog permanece no campo negativo (-R$3mi), apesar de a Petz ter sinalizado uma dinâmica positiva para os próximos trimestres por conta da maior captura das sinergias”, pontuou a XP.
Com a Zee.Dog, o Ebitda ajustado do Grupo Petz foi de R$ 66,0 milhões no 2T22, alta de 9,9% na comparação anual, mas representando 8,2% da receita bruta total , com queda de 1,8 pontos percentuais ante o 2T21.
“Apesar da resiliência da margem bruta, a margem Ebitda foi o ponto baixo, registrando uma queda de -1,8 pp A/A principalmente pelo Ebitda negativo da Zee Dog e pela pressão de margem autônoma de -0,8 pp da Petz”, explicou o Itaú BBA, que entende as razões por trás da pressão de margem, mas espera que seja menos intensa no segundo semestre.
O time da XP viu como positivo para o segundo semestre a Petz ter sinalizado uma deflação nos preços de alimentação animal em junho.
O lucro líquido da Petz no 2T22, de R$ 33 milhões, veio mais alto do que o esperado pela Genial, que havia projetado lucro de R$ 25 milhões. Enquanto o Ebitda foi abaixo de suas expectativas, em R$ 69 milhões, versus R$ 101 milhões estimados, mas crescendo 32,7% na comparação trimestral.
Na avaliação da Genial, foram evidentes os impactos da inflação, dos juros altos e das altas de commodities que compõem a ração animal no resultado da Petz – a última afetando a rentabilidade da companhia.
Além disso, os custos de logística e transporte foram impactados pela alta nos preços dos combustíveis.
A Genial justificou que, apesar dos desafios do cenário atual, com inflação e juros em alta, enxergam que no longo prazo a Petz tem capacidade de se consolidar cada vez mais no setor de pet centers.
Outro ponto positivo para a corretora foi o lançamento em junho do Zee.Now, app de “super express delivery”, que mostrou para a Genial que a aquisição, feita para avançar em tecnologia e inovação, vem trazendo sinergias positivas.
O Itaú BBA considera que a Zee Now atingiu seu ponto de equilíbrio em maio, o que pode significar aumento da rentabilidade consolidada da Petz daqui em diante.
“A Petz segue firme na liderança do setor e por isso acreditamos valer a pena investir na empresa pensando em um longo prazo”, disse a Genial em relatório que analisou os resultados do 2T22 da Petz.
Resultado da Petz no 2T22
A Petz obteve lucro líquido de R$ 33 milhões no segundo trimestre de 2022, alta de 35,7% ante o mesmo resultado do ano anterior.
O Ebitda da Petz subiu 14,8%, atingindo R$ 69 milhões, com margem de 9,2%, queda de 0,8 pontos percentuais ante o 2T21. A receita líquida da Petz “standalone” totalizou R$ 633 milhões no período, crescimento de 25,2% em relação ao mesmo período de 2021.
O faturamento digital da Petz cresceu 34% em relação ao 2T21, somando R$242,9 milhões no período, enquanto o faturamento da venda de produtos nas lojas físicas aumentou 21,3% ano a ano, totalizando R$473,1 milhões.
A Petz elevou o seu caixa e equivalentes de caixa e aplicações financeiras para R$392,4 milhões, com os recursos do follow-on realizado em novembro de 2021, levando a empresa para uma posição Caixa Líquido de R$246,7 milhões ao final do 2T22.
Cotação
As ações da Petz recuaram 9,03% nesta quinta-feira (11), no dia seguinte à divulgação de resultados do 2T22, cotadas a R$ 10,28.