A PetroRio (PRIO3) divulgou nesta quarta-feira (3) seu balanço do segundo trimestre de 2022 (2T22). Com lucro líquido de US$ 139,9 milhões no período e alta de 112% em relação ao mesmo período de 2021, os analistas do mercado ficaram satisfeitos com os resultados publicado pela empresa, com expectativas ainda melhores nos próximos meses.
Os resultados do 2T22 foram semelhantes ao trimestre passado, com a PetroRio apresentando números robustos, graças ao aumento do preço do petróleo e controle de custos operacionais. A Genial Investimentos diz que a petroleira evoluiu de forma surpreendente em sua execução do plano de negócios.
Na visão dos analistas, o grande destaque foi o resultado da revitalização do campo de Frade, sendo responsável por adicionar maior volume produtivo. A expectativa é que a empresa alcance volumes ainda maiores em sua produção de petróleo.
Portanto, os analistas afirmam que a PetroRio é um case que “mistura crescimento mais agressivo em termos de volume, curva de preços de petróleo atraentes e execução primorosa por parte da equipe”.
Resultados robustos que também trazem desafios para a PetroRio
“Mas nem tudo são flores”. O mercado também vê pontos negativos, com os rumores relacionados a eventual mudança de estratégia da Petrobras (PETR4) relacionada a venda do campo de Albacora. Esta aquisição pode gerar muito valor para a empresa, adicionando um crescimento expressivo. Se a Petrobras desistir da venda será uma grande frustração para tese da PetroRio, ainda que não seja o suficiente para afetar o investimento na empresa.
A Guide Investimentos também “vê com bons olhos” os resultados apresentados pela petroleira. Do ponto de vista operacional, seus analistas veem a empresa cada vez mais eficiente, sendo capaz de reduzir cada vez mais os seus custos de extração do petróleo. Além disso, a petroleira vem aumentando tanto sua produção quanto as vendas, obviamente, beneficiada pelo elevado preço do Petróleo Brent durante todo este ano de 2022.
Os analistas também dizem que os resultados positivos são consequência de bons investimentos da PRIO3, tais como a aquisição de 90% de participação em Albacora Leste da Petrobras. A expectativa é que esse campo aumente a capacidade produtiva da PetroRio.
Novos campos de exploração de petróleo significam mais lucros
Da mesma forma, a Guide Investimentos elogia a aquisição da sonda West Capricorn, além do primeiro óleo de poços em Frade, que também geraram muito valor para a petroleira.
Na mesma linha, o Itau BBA também gostou dos resultados da PRIO3, destacando o EBITDA ajustado de US$ 269 milhões, em linha com a estimava de maiores volumes de vendas e menores custos de extração.
A expectativa dos analistas é que o mercado se concentre no desenvolvimento do campo de Frade nos próximos meses, com um crescimento orgânico maior e mais volume de produção de petróleo.
A PetroRio (PRIO3) é maior petroleira privada do Brasil, focada na produção de petróleo e gás. Além disso, a empresa também se destaca na gestão de reservatórios e no desenvolvimento de campos maduros, dedicando-se à produção, exploração, comercialização e transporte dos seus produtos.