A PetroRio (PRIO3) informou, na noite da última quinta-feira (29), que a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou o Plano de Desenvolvimento do cluster composto pelos campos de Polvo e Tubarão Martelo.
Isso inclui a redução dos royalties para o Tubarão Martelo, como incentivo a investimentos em sua revitalização. De acordo com fato relevante da PetroRio, a aprovação consiste no pedido de redução de royalties de 10% para 5% sobre a produção incremental proveniente de investimentos no campo,
A decisão diz respeito ao contrato de concessão e na resolução que regula a redução de royalties na produção incremental em campos maduros.
“Desta forma, toda a produção incremental que virá de novos investimentos no Campo de Tubarão Martelo terá sua alíquota reduzida para 5%, inclusive a produção resultante da completação do poço TBMT-10HP, com expectativa de início de produção em setembro”, conclui a empresa.
“A redução em cinco pontos percentuais dos royalties pagos na produção incremental pela PetroRio, deverá beneficiar sua margem operacional, por conta do incentivo para maiores investimentos em revitalização”, comentou a Guide Investimentos.
PetroRio fará novas perfurações no Campo de Frade
A ANP aprovou, no mês passado, o plano de desenvolvimento para o Campo de Frade desenvolvido pela PetroRio, que inclui a perfuração de quatro poços produtores e três poços injetores horizontais.
“Na mesma decisão, a ANP autorizou a retomada imediata da injeção de água em dois poços injetores existentes, até o início da operação dos novos poços injetores (ou um ano)”, disse a empresa.
Além disso, a companhia também cita que a primeira fase do Plano de Revitalização do Campo de Frade deve incluir perfuração de um poço produtor e dois poços injetores.
Essa operação tem previsão de início entre o quarto trimestre deste ano e o primeiro trimestre de 2022. Após a PetroRio concluí-la, deve direcionar seus esforços para o desenvolvimento de Wahoo.
(Com informações do Estadão Conteúdo)