A Petrobras (PETR3; PETR4) estuda a implementação de um simulador digital em todas as suas refinarias. A informação foi divulgada, nesta quinta-feira (31), pelo diretor de transformação digital e inovação da petrolífera, Nicolás Simone.
O “digital twins”, como é chamada a nova tecnologia, deverá ser adotada até 2020. Por meio da medida, a Petrobras pretende aumentar a eficiência das refinarias.
O simulador já é utilizado, de forma piloto, em algumas refinarias da estatal e gerou um ganho de US$ 25 milhões no terceiro trimestre deste ano. No entanto, a petrolífera pretende fazer com que a tecnologia saia de um modelo proativo para um preditivo.
“Esta ferramenta nos permite simular réplicas das nossas refinarias para maximizar a rentabilidade da atividade de refino de petróleo e produção de derivados e tem como objetivo acelerar a tomada de decisão”, diz o relatório divulgado pela estatal.
Projetos tecnológicos
De acordo com Simone, a transformação do cenário digital é uma das prioridades da estatal para obter resultados positivos do lado operacional.
“Para a Petrobras, inovação está no DNA dela. Quando se fala em transformação digital, tem muitas oportunidades. Mas não é algo que começa agora, vamos ter que ver como trabalhar para acelerar e criar ambientes e ecossistemas de inovação para poder alavancar mais valor”, afirmou o diretor.
O diretor-executivo de Exploração e Produção da Petrobras, Carlos Alberto de Oliveira, falou, na última quarta-feira (30), sobre um dos novos projetos tecnológicos da estatal.
Segundo Oliveira, a petrolífera está desenvolvendo novas formas para diminuir o intervalo entre a descoberta de indícios de hidrocarboneto e a produção de um campo para mil dias em águas profundas.
Vendas de refinarias da Petrobras
Na última terça-feira (29), o presidente da estatal disse que a conclusão das primeiras vendas das refinarias da petroleira devem ser anunciadas até março do ano que vem.
Saiba mais: Petrobras: primeiras vendas de refinarias devem ser concluídas no início de 2020
O executivo ressaltou que o prazo para entrega de propostas pelas quatro unidades que estão na operação foi prorrogado por conta do alto nível de interesse.
“Esperamos ter boas notícias lá por março de 2020”, afirmou Castello Branco. De acordo com o presidente da Petrobras, houve mais de 20 interessados nos ativos.