Petrobras (PETR4) reduz preço de diesel e gasolina nas refinarias
Na última sexta-feira (28), a Petrobras (PETR3; PETR4) cortou em 5% o preço do diesel comum e em 4% o preço das gasolina nas refinarias. Os novos valores entraram em vigor no último sábado (29).
Além disso, a Petrobras anunciou que os preços do diesel S500 para térmicas e do diesel marítimo recuaram 5,1. Já o preço do diesel S10 para térmicas foi cortado em 5,2%.
A redução foi estabelecida após a concepção de um cenário de desvalorização do preço do petróleo no mercado internacional. Os contratos do petróleo Brent para abril estavam cotados a US$ 50,52 no fechamento da última sexta-feira. Os contratos apresentaram uma desvalorização de 13,64% em uma semana.
Através de sua conta pessoal no Twitter, o presidente Jair Bolsonaro salientou a decisão da petroleira estatal. “Este ano, a Petrobras reduziu quatro vezes o valor dos combustíveis nas refinarias e este é o quinto anúncio. Seguimos fazendo nossa parte e trabalhando para melhorar a vida dos brasileiros”, escreveu.
A desvalorização no preço da commodity pode ser explicada pelo crescimento nos casos de coronavírus pelo mundo, gerando um temor pela recessão global neste ano.
Petrobras anuncia venda de participação na Gaspetro
A Petrobras (PETR3; PETR4) anunciou, na última quinta-feira (27), que colocou à venda 100% de sua participação na Petrobras Gás S.A. (Gaspetro), distribuidora de gás natural que está presente em 19 estados brasileiros.
Saiba mais: Os cinco principais riscos à economia global em 2020
A petroleira detém 51% das ações. O restante dos papéis pertence a Mitsui Gás e Energia do Brasil Ltda, do grupo japonês Mitsiu & Co.
A Gaspetro tem participação em diversas empresas do ramo de distribuição de gás natural do Brasil. Além disso, a empresa possui uma rede de mais de 10 mil quilômetros de gasodutos. No ano passado, o volume total de gás distribuído foi de 29 milhões de metros cúbicos por dia.
O documento da Petrobras com informações sobre a oportunidade e os critérios de elegibilidade para a seleção dos interessados foi publicado na última quinta no site da estatal. “As principais etapas subsequentes do projeto serão informadas oportunamente ao mercado”, comunicou a empresa.