Petrobras inicia produção de gás e petróleo na P-67 em Lula Norte
A plataforma P-67 iniciou a a produção de petróleo e gás natural na área de Lula Norte, no pré-sal da Bacia de Santos, nesta sexta-feira (1), informou a Petrobras.
A plataforma tem capacidade para produzir até 150 mil barris de óleo e comprimir até 6 milhões de metros cúbicos de gás natural diariamente. No entanto, esta que é a nona unidade do bloco BM-S-11, é operada pela Petrobras (65%), Shell (25%) e a Petrogal (10%).
Plataformas que operam no bloco:
- FPSO Cidade de Angra dos Reis (Piloto de Lula);
- FPSO Cidade de Paraty (Piloto de Lula Nordeste);
- FPSO Cidade de Mangaratiba (Iracema Sul);
- FPSO Cidade de Itaguaí (Iracema Norte);
- FPSO Cidade de Maricá (Lula Alto);
- FPSO Cidade de Saquarema (Lula Central);
- P-66 (Lula Sul);
- P-69 (Lula Extremo Sul).
Saiba mais: Petrobras paga US$ 682,6 milhões em acordo com SEC e DOJ
Saiba mais: Petrobras: reservas de petróleo e gás caem 3,68% em 2018
Saiba mais: Petrobras vende refinaria de Pasadena à Chevron
Plataforma P-67
A P-67 é uma plataforma do tipo FPSO, uma unidade de produção, armazenamento e transferência de petróleo e gás que flutua sobre o mar.
No entanto, essa plataforma está localizada a aproximadamente 260 km da costa do estado do Rio de Janeiro. De acordo com a Petrobras, a produção será feita por meio de nove poços e a P-67 será interligada a seis poços injetores.
Além disso, o escoamento da produção de petróleo será feita através de navios aliviadores e a produção de gás será escoada por gasodutos do pré-sal.
Campo de Lula
O campo de Lula é o maior produtor de petróleo e gás natural do país. No entanto, o campo deverá atingir a produção de 1 milhão de barris de petróleo diários. Desta forma, a marca seria atingida em meno de uma década de produção, que foi iniciada em outubro de 2010.
Por volta das 16h10 as ações da Petrobras (PETR4) tinham alta de 0,86% sendo avaliadas em R$ 25,80.