O presidente da República, Jair Bolsonaro, confirmou, nesta quinta-feira (22), a possibilidade do governo de privatizar a Petrobras. Porém, o mandatário não expressou sua opinião sobre assunto pois a proposta ainda não foi apresentada.
“Vamos ver a proposta que vai ser apresentada para mim. Vamos ver a proposta que vai chegar até mim, daí eu falo. O [Ministro da Economia] Paulo Guedes não mostrou ainda”, disse Bolsonaro aos jornalistas sobre a privatização da Petrobras no Palácio da Alvorada.
Além disso, o presidente afirmou que a petrolífera é só mais um estudo dentre tantos que o governo faz.
“Tudo o governo estuda. Precisamos nos preparar para qualquer coisa. Estuda privatizar qualquer coisa no Brasil. Tudo é estudado, tudo é levantado, tudo é discutido. Você vai ter que analisar custo-benefício, o que é bom para o Brasil e o que não é”, disse o mandatário.
De acordo com Bolsonaro, “a ideia é abrir o Brasil” com as privatizações.
Petrobras será privatizada até 2022
O governo federal pretende privatizar a Petrobras até o último mandato do presidente da República em 2022.
A Petrobras não foi incluída na lista das 17 empresas que serão desestatizadas ainda esse ano, no entanto, fonte próxima ao governo informou o jornal “Valor Econômico” que a estatal faz parte do plano de privatizações.
Na última quarta-feira (21), o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, já havia afirmado que a equipe econômica estudava a privatização da estatal petrolífera.
Confira Também: Governo federal anuncia plano de privatização de nove estatais
De acordo com o ministro, o plano tem apoio do ministro da Economia e do próprio presidente da Petrobras. Entretanto, encontra resistência no Ministério de Minas e Energia que está vinculado à estatal.
Ademais, na última terça-feira (20), durante um evento com empresários e executivos de São Paulo, Guedes afirmou que algumas empresas se surpreenderiam com as privatizações.
“Nós vamos aceleras as privatizações. Amanhã [na quarta] saem as 17 empresas, e ano que vem tem mais. E nós achamos que vamos surpreender. Tem gente aí que acha que não vai ser privatizado, mas vai entrar na faca”, disse o ministro da Economia.
Última cotação
As ações da Petrobras (PETR4), por volta das 11h40, registravam uma variação negativa de -0,94% sendo negociada a R$ 25,11.