Petrobras poderá ser privatizada por Bolsonaro, diz Guedes

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta quinta-feira (15) em evento no Rio de Janeiro, que a privatização da Petrobras não está descartada pelo presidente Jair Bolsonaro.

“Vamos privatizar Correios, Eletrobras, e não duvido que vamos privatizar coisas maiores, viu, Castello?”, disse Guedes, referindo-se a Roberto Castello Branco, o presidente da Petrobras.

O ministro continuou se direcionando ao presidente da Petrobras “As privatizações vão se acelerar. Lá na frente, você, Castello Branco, pode fazer algo surpreendente”, afirmou Guedes.

Depois do evento, o ministro apontou em discurso que o desejo crescente do presidente da república é de privatizar mais estatais.

“O presidente está cada vez mais ligado nessa agenda de privatizações. Dois dias atrás, fez uma brincadeira com o Salim Mattar (Secretário especial de Desestatização), na minha frente, e falou que ele estava dormindo, que tinha que vender uma por semana, perguntou o que ele estava fazendo no governo. ‘Por que não fechou a Valec? E o Correios, quando vai vender? Vamos correr, vamos privatizar’”, afirmou o ministro.

O ministro continuou a declaração se afirmando favorável à privatização da Petrobras: “Eu, durante a campanha, sempre disse que queria privatizar tudo. Minha obrigação é recompor as finanças da União. E eu estou convencido de que as empresas estatais esgotaram seu ciclo de financiamento. Elas foram perdendo a capacidade de investimento e foram ficando para trás”, informou Guedes.

“No caso da Petrobras, ela quase quebrou. A Eletrobras quase quebrou. Elas foram destruídas pelos governos anteriores. A Petrobras, sua recuperação, frente aos US$ 600, 700 bilhões de exploração no pré-sal, ela não tem essa capacidade de investimento. Para crescer, nós precisamos de investimento privado muito forte, o que não é compatível com esses monopólios que o Estado tinha”, completou o ministro da Economia.

Contudo, logo após o forte posicionamento, Paulo Guedes recuou e disse que por enquanto estava apenas brincando. “Isso por enquanto é uma brincadeira, uma especulação. Falei fica alerta, pois na velocidade que o presidente está indo, pela prensa que está dando no Salim, acho que já, já chega na Petrobras”, explicou Guedes.

Não há um desmonte da Petrobras, diz Castello Branco

O presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, afirmou na última terça-feira (13) que o governo não está desmontando a petrolífera estatal. A declaração ocorreu durante uma audiência pública na Comissão de Infraestrutura do Senado.

Castello Branco ressaltou que o plano de desinvestimentos servirá para melhorar a estatal. “Não estamos desmontando a Petrobras, estamos transformando numa empresa melhor”, explicou o presidente.

Saiba mais: O governo não está desmontando a Petrobras, afirma Castello Branco

O CEO da Petrobras falou sobre a cessão onerosa. Segundo ele, os recursos obtidos através do leilão não serão utilizados para diminuir as dívidas da empresa ou financiar investimentos.

Rafael Lara

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno