Governo: Petrobras poderá participar de leilão de gás natural em Israel
A Petrobras poderá participar do leilão de exploração de gás natural na costa de Israel. A informação foi divulgada pelo ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, em um discurso em Jerusalém.
Segundo o ministro, a Petrobras estuda participar do leilão de exploração de gás natural na costa de Israel. Entretanto, a questão ainda não foi definida completamente. A estatal brasileira poderia apresentar sua oferta em leilão de 19 blocos em uma região onde já ocorre produção e onde está prevista uma expansão das atividades.
“A Petrobras enviou uma carta para o Ministério de Minas e Energia de Israel manifestando interesse em conhecer melhor a proposta e vai comprar a base de dados para avaliar (se participa ou não do leilão). Se vai ter participação ou apresentar uma proposta é questão da empresa”, afirmou Albuquerque em Jerusalém. O ministro faz parte da comitiva presidencial em visita oficial em Israel.
Saiba mais: Petrobras irá participar de leilão de petróleo e gás em Israel, diz ministro
O ministro disse que representantes da Petrobras se reuniram com o ministro de energia de Israel, Yuval Steinitz. O israelense teria apresentado uma região produtora de gás natural para a estatal brasileira, onde ocorrerão novos leilões.
O presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, confirmou na carta que a empresa brasileira vai comprar um pacote de dados sobre a possibilidade de exploração offshore. Entretanto, o presidente salientou como a decisão sobre entrar em leilão não foi tomada ainda.
Óleo e gás em Israel
Nos últimos anos, descobertas de gás offshore em águas de Israel e do Mediterrâneo oriental colocou Israel na zona de interesse de grandes empresas de energia.
Saiba mais: Petrobras não vai mais pagar participação nos lucros a empregados
Israel está leiloando 19 blocos offshore. Um dos leilões obteve apenas dois interessados. O ministro de Energia afirmou que espera mais competição desta vez. Além disso, a Exxon Mobil Corp também está considerando participar do leilão.
Participação em parceria
As propostas para participar do leilão deverão ser apresentadas ao fim de junho. No mês seguinte está previsto o anúncio da empresa vencedora. O ministro informou que que a participação da estatal brasileira poderia ocorrer em parceria com outra empresa. Entretanto, Albuquerque disse que a própria Petrobras fornirá mais detalhes.
A participação da Petrobras no leilão tinha sido antecipada no último domingo (31) pelo próprio governo israelense. Entretanto, o porta-voz do governo brasileiro, Otávio Rêgo Barros, não confirmou a informação.
Barros salientou que “checaria com os colegas o que o negócio queria dizer”, pois não tinha mais detalhes. Por sua vez, o Ministério de Minas e Energia informou em nota que o ministro Albuquerque havia tratado com o governo israelense de uma possível participação da Petrobras em um leilão de gás natural no país do Oriente Médio.