Petrobras (PETR4) inicia processo para venda do Polo Potiguar
A Petrobras (PETR3; PETR4) informou nessa segunda-feira (24), através de comunicado ao mercado, que iniciou a etapa de divulgação da oportunidade (teaser), referente à venda de suas participações em um conjunto de 26 concessões de campos de produção terrestres e de águas rasas, localizadas na Bacia Potiguar, no Rio Grande do Norte.
O teaser está disponível no site da Petrobras e contém as principais informações sobre a oportunidade, bem como os critérios de elegibilidade para a seleção de potenciais participantes.
O documento explicou que essa operação está em linha com a estratégia de otimização de portfólio e melhoria de alocação do capital da estatal petrolífera, “passando a concentrar cada vez mais os seus recursos em águas profundas e ultra profundas, onde a Petrobras tem demonstrado grande diferencial competitivo ao longo dos anos”.
Sobre o Polo Potiguar, a companhia destacou que compreende três subpolos:
- Canto do Amaro;
- Alto do Rodrigues;
- Ubarana.
Juntos totalizam 26 concessões de produção, sendo 23 terrestres e 3 marítimas, além de incluir acesso à infraestrutura de processamento, refino, logística armazenamento, transporte e escoamento de petróleo e gás natural.
A produção média do Polo no primeiro semestre de 2020, por sua vez, foi de aproximadamente 23 mil barris de óleo por dia (bpd) e 124 mil metros cúbicos por dia de gás natural.
Além disso, o comunicado ao mercado afirmou que “além das concessões e suas instalações de produção, está incluída na transação a Refinaria Clara Camarão localizada em Guamaré/RN com capacidade instalada de refino de 39.600 bpd”.
Petrobras inicia processo de venda do Polo Norte Capixaba
A estatal petrolífera comunicou ao mercado, na última sexta-feira (21), que iniciou o processo de venda da totalidade de suas participações em um conjunto de concessões de campos terrestres, com instalações integradas, denominado de Polo Norte Capixaba, localizado no estado do Espírito Santo.
O Polo compreende os campos de Cancã, Cancã Leste, Fazenda Alegre, Fazenda São Rafael e Fazenda Santa Luzia. De acordo com a Petrobras, são 269 poços em operação, três estações de tratamento de óleo, quatro Estações Satélites no Campo de Fazenda Alegre e 73,81 km de gasodutos e oleodutos.
No primeiro semestre de 2020, a produção média foi de 7 mil barris de óleo por dia. A Petrobras é a operadora nesses campos, com 100% de participação.