Entre os destaques do mercado financeiro desta quarta-feira (13) está a Petrobras (PETR4), que divulgou o início da fase não-vinculante para a venda de sua participação na Usina Elétrica a Gás de Araucária (UEGA).
Também chama a atenção do mercado financeiro a divulgação da Vale (VALE3) sobre o início da construção do Projeto Zhongzhai Pré-blending, na China.
Outro assunto que agita o mercado é o anúncio da Light (LIGT3) sobre a eleição de Octávio Cortes Pereira Lopes para o cargo de diretor presidente.
Veja os destaques do mercado financeiro de hoje:
Petrobras inicia fase não-vinculante para venda de sua participação na UEGA
A Petrobras informou o início da fase não vinculante referente à venda de sua participação de 18,80% na sociedade UEG Araucária S.A. (UEGA), no Paraná.
A empresa destaca que “os potenciais compradores habilitados para essa fase receberão um memorando descritivo contendo informações mais detalhadas sobre a companhia em questão”.
Além disso, esses potenciais compradoras vão receber instruções sobre o processo de desinvestimento, assim como as orientações para elaborar o envio de propostas não vinculantes.
A UEGA (Usina Elétrica a Gás de Araucária) é uma sociedade feita entre o Grupo Copel e a Petrobras. Assim, o documento aponta que ela é constituída de uma usina de geração a gás natural com ciclo combinado, tendo duas turbinas a gás e uma turbina a vapor. O início das operações da empresa foi em 2002 e ela tem uma capacidade total instalada de 484 MW.
Vale informa início da construção do Projeto Zhongzhai Pré-blending
Além da Petrobras, outro destaque do mercado financeiro de hoje é o anúncio da Vale informando o início da construção do Projeto Zhongzhai Pré-blending, na China.
O novo projeto representa uma parceria entre a Vale, Jiangsu Shagang Group e Ningbo Zhoushan Port Company Limited.
A estimativa é de que o projeto inicie suas operações no segundo semestre de 2023, e será construído pela Ningbo Zhoushan Port.
O objetivo é instalar um silo-blending para até 8 minérios diferentes com capacidade de 15 Mtpa no Terminal de Minério de Zhongzhai, localizado na província de Zhejiang. A Vale destacou no comunicado que os minérios blendados vão ser fornecidos de forma exclusiva para a Shagang depois da conclusão do projeto.
O compromisso da Vale é de fornecer parte das cargas blendadas, com produtos de alta qualidade como BRBF, além de trazer assistência técnica para as atividades de blendagem.
Light comunica eleição de Octávio Cortes Pereira Lopes para diretor presidente
Assim como a Petrobras e a Vale, outro assunto que chama a atenção do mercado é o comunicado da Light de que o seu conselho de administração aprovou a eleição de Octávio Cortes Pereira Lopes para o cargo de diretor presidente.
Os efeitos dessa eleição acontecerão a partir de 15 de agosto, enquanto isso, ele vai continuar exercendo suas funções como diretor presidente interino.
Octávio Cortes Pereira Lopes tem formação em economia pela Universidade de São Paulo, assim como um MBA pela Wharton School na Universidade da Pensilvânia. É o CEO da Tok&Stok, uma das empresas mais relevantes no setor de Casa&Decoração no Brasil.
Com a efetiva posse de Octávio, Wilson Martins Poit vai deixar o cargo de diretor presidente interino e voltará a presidência do conselho de administração da companhia.
Assim, Petrobras, Vale e Light estão entre os principais destaques do mercado financeiro da SUNO Notícias, que informa diariamente os principais acontecimentos que mexem com a bolsa de valores.
Notícias Relacionadas