Petrobras (PETR4): entenda suposta troca no conselho
Nesta quarta-feira (04), as ações da Petrobras (PETR4) operam em queda no Ibovespa, diante de rumores sobre uma suposta troca na presidência do conselho da empresa.

Por volta das 16h30, as ações PETR4 operavam em queda de 0,84% a R$ 39,17, enquanto as ações PETR3 recuavam 1,05% a R$ 42,33.
Segundo a colunista Malu Gaspar, do jornal O Globo, o governo decidiu trocar o presidente do conselho da Petrobras, a fim de aumentar o poder do Partido dos Trabalhadores (PT) na empresa.
De acordo com a publicação, Pietro Mendes, presidente do Conselho de Administração da estatal, vai deixar o cargo para ser indicado à diretoria da Agência Nacional do Petróleo (ANP).
Para substituir Mendes, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, teria autorizado a Casa Civil a indicar Bruno Moretto, conselheiro da estatal e atual secretário de análise governamental do ministro Rui Costa.
Apesar da queda nas ações da Petrobras observada nesta quarta-feira, João Daronco, analista da Suno Research, afirma que a possível mudança não é motivo de preocupação no momento.
“Entendemos que esses movimentos não deverão impactar as condições de geração de caixa da Petrobras e nem a sustentabilidade dos seus dividendos“, afirma.
O analista relembra as mudanças recentes pelas quais a companhia vem passando, como por exemplo a troca de CEO, e destaca que isso não alterou os pilares da tese.
“A Petrobras tem passado por diversas mudanças internas e essas mudanças não alteraram de forma material os principais pilares da tese, que são: Manutenção da política de preços, investimentos diligentes e boa distribuição de dividendos”, completa Daronco.