A Petrobras (PETR4) informa que concluiu com sucesso o teste de formação no poço pioneiro 1-BRSA-1381-SPS (Curaçao), no pré-sal da porção sudoeste da Bacia de Santos.
A nova descoberta da Petrobras está localizada a 240 km da cidade de Santos-SP, em profundidade d’água de 1905 metros, no Bloco Aram.
O teste de formação a poço revestido (TFR) fez a avaliação de um espesso intervalo de reservatórios carbonáticos do pré-sal, sendo possível conhecer sua produtividade por meio de dados dinâmicos de produção.
Nesse teste no poço da Petrobras, foram coletadas amostras de óleo que serão posteriormente caracterizadas com as análises de laboratório. O TFR foi realizado cerca de 6 meses após a conclusão da perfuração do poço 1-BRSA-1381-SPS, ou seja, em janeiro de 2022.
“O resultado é fruto da estratégia do consórcio de maximizar a utilização de dados na aplicação de novas soluções tecnológicas, possibilitando o processamento em tempo real das informações adquiridas, o que permite tomadas de decisão de forma ágil e segura”, explica a Petrobras.
O consórcio vai dar continuidade às atividades no Bloco Aram, buscando avaliar as dimensões e a comercialidade da nova acumulação.
O Bloco Aram foi comprado pela Petrobras em março de 2020, durante a 6ª rodada de licitação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), conforme o regime de partilha de produção, tendo a pré-sal Petróleo (PPSA) como gestora.
Além disso, a estatal é a própria operadora do bloco da Petrobras, sendo detentora de 80% de participação, em parceria com a empresa CNPC, que possui 20%.
Petrobras inicia divulgação para vender participação de petroquímica
Na noite desta quinta-feira (27), a Petrobras iniciou a etapa de divulgação da oportunidade referente à venda da totalidade da sua participação acionária, equivalente a 50% do capital votante e 34,54% do capital total, na empresa Metanor do Nordeste.
A Metanol tem sede em Camaçari, no estado da Bahia. O teaser conta com as principais informações sobre essa oportunidade, além dos critérios de elegibilidade para a escolha de potenciais compradores.
Essa divulgação concorda com as normas internas da Petrobras e com o regime especial de desinvestimento de ativos pelas sociedades de economia mista federais.
Além disso, a operação se alinha com a estratégia de otimização do portfólio da Petrobras e de melhorar sua alocação de capital, com o intuito de maximizar o valor, além de buscar um maior retorno à sociedade.
A Metanor se trata de uma sociedade anônima, constituída no ano de 1969. Seu controle é feito pela Petrobras e pela Dexxos Participações. A estatal atua na Metanor por meio de sua subsidiária Copenor, nos setores de comercialização de metanol e produção de seus derivados, principalmente formaldeído e hexamina.
Cotação da Petrobras
As ações da Petrobras caíram na sessão desta sexta-feira (28), fechando a semana em queda de 13,65% nos papéis preferenciais, com ticker PETR4, e baixa de 13,91% nas ordinárias, com ticker PETR3.
Notícias Relacionadas