Petrobras (PETR4) adquire tecnologia para produzir bioquerosene de aviação e diesel renovável
A Petrobras (PETR4) anunciou neste sábado (30) que assinou contrato para aquisição da tecnologia HEFA, que viabiliza a produção de diesel 100% renovável (HVO) e Bioquerosene de Aviação – BioQav (SAF).
A tecnologia HEFA (sigla em inglês para sigla em inglês para Ésteres Hidroprocessados e Ácidos Graxos), fornecida pela licenciadora Honeywell UOP, será adotada na primeira planta de biorrefino da companhia na Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão (SP).
“A iniciativa é um dos destaques do nosso Programa de BioRefino, crucial para entregarmos produtos com menos emissões de gases de efeito estufa, em linha com as demandas da sociedade e com um mundo em transformação”, diz o diretor de processos industriais e produtos da estatal, William França, em nota.
Segundo a Petrobras, a unidade HEFA da RPBC será inédita no parque de refino da empresa e terá capacidade de processar 2.700 m/d de carga com proporção de 70% de óleo de soja e 30% de sebo bovino produzindo BioQav e Diesel Renovável.
A produção de BioQav é um ponto estratégico para a Petrobras por agregar valor ao parque de refino com processos mais eficientes e novos produtos, em direção a um mercado de baixo carbono.
“Este é um marco importante na trajetória de descarbonização da Petrobras. Já adaptamos algumas de nossas refinarias com unidades de coprocessamento capazes de produzir o Diesel R5, composto de diesel mineral com 5% de óleo vegetal”, diz França.
O Programa BioRefino da Petrobras prevê investimentos de US$ 1,5 bilhão nas refinarias para desenvolvimento de combustíveis mais modernos e sustentáveis. Por sua vez, o Plano Estratégico da companhia contempla investimentos de US$ 11,5 bilhões com foco na transição energética direcionados a iniciativas de baixo carbono.
Petrobras assina contrato com a Unigel para a produção de fertilizantes
A Petrobras ainda assinou um contrato com a Unigel de industrialização por encomenda (tolling) para produção de fertilizantes nas fábricas de Sergipe e da Bahia.
O acordo da Petrobras com a Unigel, segundo a estatal, “é fruto da parceria entre a Petrobras e a Unigel divulgada em 06/06/2023 (non disclosure agreement), alinhada com o Plano Estratégico 2024-2028 da companhia para produção de fertilizantes.” Os estudos para produção de projetos de baixo carbono continuarão em andamento, acrescenta a petroleira.
Em junho, a estatal iniciou discussões com a Unigel para analisar negócios conjuntos envolvendo desenvolvimento de oportunidades nas áreas de fertilizantes, hidrogênio verde e projetos de baixo carbono, em linha com a revisão dos elementos estratégicos para o seu plano quinquenal.
“A Petrobras reforça, assim, seu compromisso de liderar a transformação e impulsionar uma transição energética sustentável, justa e segura”, diz a empresa em comunicado ao mercado.
Fundada em 1966, a Unigel está estrategicamente localizada no Brasil, nos estados da Bahia, Sergipe e São Paulo, e no México.
“Tem posição de liderança em estirênicos, acrílicos e fertilizantes nitrogenados se consolidando como uma das maiores empresas químicas da América Latina e maior fabricante de fertilizantes nitrogenados do país”, explica a Petrobras. “A Unigel fornece insumos fundamentais para a fabricação de produtos finais nos mercados de eletrodomésticos e eletrônicos, automotivo, tintas e revestimentos, construção civil, papel e celulose, embalagens, saúde e beleza, têxtil, mineração e agricultura. Além disso, a companhia realiza a primeira iniciativa para produção em escala industrial e distribuição de hidrogênio e amônia verde do Brasil.”
Desempenho anual das ações da Petrobras
Cotação PETR4