A Refinaria de Paulínia (Replan), a maior refinaria de petróleo da Petrobras (PETR3; PETR4), bateu o recorde mensal em junho, referente a produção do Bunker 2020. A informação foi divulgada nessa quarta-feira (8) pela estatal petrolífera.
O último recorde havia sido registrado em maio desse ano, mas em junho a refinaria da Petrobras produziu 20% a mais do que no mês anterior, alcançando a marca de 148 mil m³ de Bunker produzidos.
Além disso, foram retomadas operações de uma unidade de destilação e uma unidade de craqueamento catalítico na refinaria, no mês passado. Assim, a Replan tem capacidade de processar 69 mil m³ de petróleo por dia.
O Bunker 2020 é um óleo combustível com utilizado em navios, mas com um baixo teor de enxofre. Desde o início desse ano, de acordo com a International Maritime Organisation, todo combustível para navios comercializado em cerca de 170 países, incluindo o Brasil, tem que apresentar um teor de 0,5% de enxofre.
Petrobras tem crescimento de 14,6% da produção no 1T20
A Petrobras informou que, apesar da crise causada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a produção no primeiro trimestre de 2020 registrou crescimento.
Conforme dados do relatório trimestral da Petrobras, houve um aumento de 14,6% na produção total, 13,3% na produção comercial e 17,7% na produção de óleo.
“Os efeitos negativos da recessão global provocada pela crise de saúde pública não chegaram a impactar de forma substancial a performance da produção e vendas no 1T20. A produção média de óleo, LGN [líquido de gás natural] e gás natural foi de 2.909 Mboed [milhões de barris de óleo equivalente] implicando em produção comercial de 2.606 Mboed e produção de petróleo de 2.320 Mbpd”, comunicou a companhia.
Veja também: Petrobras registra prejuízo de R$ 48,5 bilhões no 1T20
De acordo com a Petrobras, o crescimento da produção está associado ao aumento da produção de plataformas que entraram em operação durante os anos de 2018 e 2019.