A estatal petrolífera Petrobras (PETR3; PETR4) informou nessa terça-feira (20) que a sua produção de petróleo e gás no terceiro trimestre desse ano ficou e 2,952 milhões de barris de óleo equivalente ao dia (boed). O resultado equivale a um aumento de 2,6% na comparação anual e um avanço de 5,4% em comparação com o trimestre anterior.
Além disso, a Petrobras apontou que a sua produção de petróleo no Brasil entre julho e setembro desse ano ficou em 2,36 milhões de barris por dia, o que representa uma alta de 5,3% na comparação trimestral e um avanço de 4,4% na comparação anual.
Segundo o documento, o resultado foi puxado, principalmente:
- Pela maior eficiência a operacional das plataformas instaladas no Campo de Búzios
- Crescimento da produção da P-70, localizada no Campo de Atapu, que iniciou a produção no final do mês de junho
- Redução das perdas por indisponibilidade de linhas submarinas pelo efeito do SCC-CO2, devido ao desenvolvimento de novas tecnologias e ferramentas de inspeção e otimização de linhas reservas
- Normalização da produção das plataformas que haviam sido paradas em função do COVID-19 no 2T20.
Durante os primeiros nove meses desse ano a produção de óleo e gás no Brasil avançou 9% na comparação anual, segundo destacou a estatal petrolífera.
Já a produção dos campos do pré-sal cresceu 32% entre janeiro e setembro desse ano, também na comparação anual. Em contrapartida, “nas demais áreas, pós sal, aguas rasas e terrestres, houve contração”.
Apesar das contrações, a Petrobras informou que estima que a “produção média em 2020 chegue em 2,84 MMboed, sendo 2,28 MMbpd de óleo, com variação de 1,5% para cima ou para baixo, superando o limite superior (2,5%) das metas originalmente divulgadas para o ano (2,7 MMboed e 2,2 MMbpd)”.
ANP previa produção de petróleo da Petrobras 5% maior
A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) havia estimado na última sexta-feira (16) que a Petrobras divulgaria um crescimento da ordem de 5% na produção de petróleo no Brasil no terceiro trimestre de 2020, ante o segundo trimestre.
De acordo com os dados da ANP, a Petrobras havia produzido em média, 2,25 barris por dia entre julho e setembro deste ano, o que revelaria uma alta de 5,1% em relação ao trimestre imediatamente anterior e de 4,5% na comparação anual.