Petrobras (PETR4): nome de diretora ganha força para assumir presidência interina, diz jornal; veja quem é
A diretora de assuntos corporativos da Petrobras (PETR4), Clarice Coppetti, está entre os nomes cotados para assumir a presidência da estatal de forma interina, segundo apuração do jornal Valor Econômico.
Segundo fontes informaram ao jornal, caso a decisão seja confirmada, a executiva da Petrobras deve permanecer no principal posto de comando da companhia até que o rito da indicação de Magda Chambriard para ocupar a cadeira como titular seja concluído.
Clarice Copetti é formada em ciências contábeis e economia. Antes de assumir o cargo na diretoria da Petrobras, ela foi vice-presidente de tecnologia da informação da Caixa e diretora de relações institucionais da Norte Energia (usina Belo Monte).
Com saída antecipada de Jean Paul Prates, Chambriard deverá cumprir procedimentos internos de governança corporativa e ocupar uma das cadeiras do conselho de administração para ser nomeada a nova CEO da Petrobras, informou o Valor.
Ainda segundo apuração do jornal, o conselho de administração da Petrobras foi convocado para uma reunião extraordinária nesta quarta-feira (15) para tratar da saída antecipada do presidente da estatal, Jean Paul Prates, do cargo.
Segundo a publicação, na linguagem corporativa, o encerramento antecipado do mandato se daria de forma “negociada”, ou seja, Prates foi demitido pelo presidente Lula, que comanda a estatal pelo fato dela ser uma empresa de economia mista, com maioria das ações com direito a voto na mão do Estado brasileiro.
De acordo com o Valor, uma vez aprovado o fim do mandato como CEO, Jean Paul Prates deverá apresentar, na sequência, a renúncia como conselheiro de administração da Petrobras.
A saída de Prates do comando da Petrobras deverá resultar, também, na necessidade de convocação de uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) em data a ser marcada, para eleger novamente boa parte do colegiado da empresa, informou o jornal.
Prates foi comunicado sobre sua saída da Petrobras num reunião no final da tarde de terça-feira (14) no Palácio do Planalto com Lula e os ministros Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Rui Costa (da Casa Civil). O encontro durou meia hora.
A Petrobras divulgou este comunicado ao mercado:
“A Petrobras informa que recebeu nesta noite de seu Presidente, Sr. Jean Paul Prattes, solicitação de que o Conselho de Administração da Companhia se reúna para apreciar o encerramento antecipado de seu mandato como Presidente da Petrobras de forma negociada. Adicionalmente, o Sr. Jean Paul informou que, se e uma vez aprovado o encerramento indicado, ele pretende posteriormente apresentar sua renúncia ao cargo de membro do Conselho de Administração da Petrobras. Fatos julgados relevantes serão tempestivamente divulgados ao mercado.”