O presidente da República, Lula (PT) irá se reunir ainda nesta quinta-feira (26) às 16h com o Senador Jean Paul Prates, recém aprovado para ser o novo presidente da Petrobras (PETR4).
O nome de Prates para ser o novo presidente da Petrobras foi aprovado pelo Conselho de Administração por unanimidade.
A reunião já estava marcada na agenda de Lula desde a manhã. Ela ocorrerá no Palácio do Planalto com previsão de duração de uma hora.
Prates renunciou, no período da manhã, ao mandato de senador, o que era necessário para que ele pudesse assumir o comando da Petrobras.
A renúncia foi publicada nesta quinta no Diário Oficial do Senado.
Às 15 horas, está prevista uma reunião com a presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PT), e o deputado federal Enio Verri (PT-PR). A última reunião do dia é às 17 horas com o ministro da Defesa, José Múcio.
No período da manhã, Lula participou de uma reunião com os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, da Casa Civil, Rui Costa, e da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha.
Após o encontro, ele também se reuniu com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.
Com Dino, estava prevista a entrega da proposta de criar uma Guarda Nacional para proteger os prédios públicos em Brasília.
Como fica a presidência da Petrobras
Com a aprovação de Prates, a petroleira informou que o ex-senador assumirá o comando interinamente até a próxima assembleia de acionistas.
O encontro está marcado para abril, porém, antes disso, os conselheiros da Petrobras também podem antecipar o referendo se convocarem uma assembleia extraordinária.
No último dia 13, a Petrobras havia confirmado a indicação de Jean Paul Prates para a presidência e membro do conselho de administração da estatal.
Segundo as regras da estatal, o presidente da Petrobras necessariamente deve ser integrante do Conselho de Administração.
Com Estadão Conteúdo