Ícone do site Suno Notícias

Petrobras (PETR4): conselho se reúne nesta quarta-feira para avaliar saída de Prates, diz jornal

Petrobras (PETR4) busca acordo com fundo soberano sobre refinaria ainda no primeiro semestre, afirma Prates

Jean Paul Prates, CEO da Petrobras (PETR4). Foto: Divulgação/Agência Petrobras

O conselho de administração da Petrobras (PETR4) foi convocado para uma reunião extraordinária nesta quarta-feira (15) para tratar da saída antecipada do presidente da estatal, Jean Paul Prates, do cargo. A apuração é do jornal Valor Econômico.

Segundo a publicação, na linguagem corporativa, o encerramento antecipado do mandato se daria de forma “negociada”, ou seja, Prates foi demitido pelo presidente Lula, que comanda a estatal pelo fato dela ser uma empresa de economia mista, com maioria das ações com direito a voto na mão do Estado brasileiro.

Ainda de acordo com o Valor, uma vez aprovado o fim do mandato como CEO, Jean Paul Prates deverá apresentar, na sequência, a renúncia como conselheiro de administração da Petrobras.

A saída de Prates deverá resultar, também, na necessidade de convocação de uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) em data a ser marcada, para eleger novamente boa parte do colegiado da empresa, informou o jornal.

Quem vai assumir o controle da Petrobras?

De acordo com a jornalista Malu Gaspar, que noticiou primeiro a demissão de Prates, ele se despediu de diretores da empresa e comunicou que Magda Chambriard, ex-diretora da ANP (Agência Nacional do Petróleo), vai substituí-lo no comando da estatal.

Prates foi comunicado sobre sua saída da Petrobras num reunião no final da tarde de terça-feira (14) no Palácio do Planalto com Lula e os ministros Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Rui Costa (da Casa Civil). O encontro durou meia hora.

A Petrobras divulgou este comunicado ao mercado:

“A Petrobras informa que recebeu nesta noite de seu Presidente, Sr. Jean Paul Prattes, solicitação de que o Conselho de Administração da Companhia se reúna para apreciar o encerramento antecipado de seu mandato como Presidente da Petrobras de forma negociada. Adicionalmente, o Sr. Jean Paul informou que, se e uma vez aprovado o encerramento indicado, ele pretende posteriormente apresentar sua renúncia ao cargo de membro do Conselho de Administração da Petrobras. Fatos julgados relevantes serão tempestivamente divulgados ao mercado.”

Sair da versão mobile