Petrobras (PETR4) traz novo esclarecimento sobre política de dividendos e recompra de ações
A Petrobras (PETR4) informou novamente que os estudos para o aperfeiçoamento da política de remuneração aos acionistas estão em andamento.
Por outro lado, a estatal ressalta que ainda não houve decisão sobre a realização da recompra, assim como da periodicidade e volume a serem recomprados, conforme já tinha sido informado na semana passada.
Conforme as regras de governança da Petrobras, essa matéria ainda deve passar pelas instâncias superiores da empresa.
Quando houver novos fatos relevantes sobre o tema, a empresa diz que serão devidamente divulgadas ao mercado.
Os esclarecimentos da companhia vieram depois de rumores de que a Petrobras poderia incorporar a recompra de ações em sua rotina.
Programa de recompra vai fazer parte da rotina da Petrobras?
Segundo apurações realizadas pelo Broadcast, a proposta de recompra de ações da Petrobras estaria sendo fechada pela diretoria, mas que isso não seria um fato isolado, já que poderia ser uma prática a ser incorporada à gestão.
Nesse caso, o Broadcast diz que esse processo está sendo encarado como um amadurecimento da companhia. Assim, a estimativa seria de que o conselho de administração da Petrobras pudesse aprovar o programa no dia 21 de julho de 2023.
As apurações apontam que o programa de recompra de ações da Petrobras viria com dois objetivos principais:
- Valorizações das ações;
- Fazer com que a petroleira perca o título de maior pagadora de dividendos do mundo.
Os dividendos da Petrobras somaram cerca de R$ 200 bilhões em 2022, o que representou 60% do seu fluxo de caixa no período, já descontado o capex.
“Uma estatal, mesmo com capital aberto, não pode ter o título de maior pagadora de dividendo da humanidade”, disse uma fonte próxima ao assunto para o Broadcast.
Essa mesma fonte acredita que uma eventual valorização das ações da Petrobras, advindo do programa de recompra, seria vantajosa para os investidores.
Assim, existe a possibilidade de que o programa passe a fazer parte do “dia a dia” da empresa, apesar de nunca ter acontecido. Uma tentativa de algo parecido ocorreu no ano de 2006, porém acabou não sendo levada adiante.
As ações da Petrobras ficaram entre perdas e ganhos na sessão de hoje (10).
Cotação PETR4
Enquanto as ações preferenciais da Petrobras, com ticker PETR4, recuaram 0,17%, as ações ordinárias (PETR3) fecharam o dia no zero a zero.