Petrobras (PETR4) e PetroRio (PRIO3) chamam a atenção do mercado
Entre os destaques do mercado financeiro de hoje (12) está conclusão da venda da Petrobras (PETR4) de 51% da Gaspetro para a Compass.
Também chama a atenção do mercado os dados de produção divulgados pela PetroRio (PRIO3). A empresa teve uma queda de 5,73% na produção em junho.
Outro assunto que agita o mercado financeiro são os dados de volume no mercado de ações divulgados pela B3 (B3SA3), que tiveram queda de mais de 25% nos últimos 12 meses.
Veja os destaques do mercado financeiro de hoje:
Petrobras conclui venda de 51% da Gaspetro para a Compass
A Petrobras informou a finalização da venda de 51% da Gaspetro para a Compass Gás e Energia S/A. O valor da transação foi de R$ 2,07 bilhões, que foram integralmente quitados, segundo a companhia.
A Petrobras destaca que a divulgação ao mercado concorda com normas internas da empresa e com o regime especial de desinvestimento de ativos pelas sociedades de economia mista federais.
Além disso, ela diz que a operação está alinhada com o Termo de Compromisso de Cessação (TCC), afim de promover a concorrência no setor de gás natural no Brasil.
A Gaspetro é uma holding que possui uma participação societária em 18 companhias distribuidoras de gás natural, espalhadas em todas as regiões do Brasil. A soma das redes de distribuição é de cerca de 10 mil km e a empresa tem mais de 500 mil clientes. Além disso, a companhia possui um volume distribuído de cerca de 29 milhões metros cúbicos por dia.
PetroRio tem redução de 5,73% na produção em junho
Além da Petrobras, outra empresa que se destaca hoje é a PetroRio, que divulgou informações sobre sua produção diária.
A produção diária da PetroRio teve uma queda de 5,73% no mês de junho em relação ao mês de maio, passando de 34.044 barris de óleo equivalente por dia (boepd) para 32.090 boepd.
De forma complementar, a empresa anunciou o início da produção do poço 7-FR-54H-RJS (ODP4), localizado no Campo de Frade.
A produção inicial estabilizada é de cerca de 15.000 barris de óleo por dia (boed). A empresa destaca que a produção do campo de Frade foi dobrada, o que resultou no aumento da produção da empresa em 45%, chegando 48,500 boed.
Na comparação trimestral, a queda na produção foi de cerca de 5,35%, passando de 35.189 boepd no primeiro trimestre de 2022 para 33.304 boepd no 2T22.
Sobre o mês de junho, a PetroRio destaca que “a produção do Campo de Frade foi afetada pela parada dos poços OUP1, OUP2 e OUP3, que compartilham o mesmo sistema subsea de gas lift, para instalação da linha de injeção de gás no poço ODP4, o primeiro poço produtor da Campanha de Revitalização de Frade”.
Além disso, a empresa explicou que a produção do Campo de Manati foi afetada por “uma parada programada para manutenção”.
B3 anuncia queda de 25,1% no volume médio diário do mercado de ações em 12 meses
Assim como a Petrobras e a PetroRio, se destaca no mercado financeiro a B3, que divulgou uma queda de 25,1% no volume médio diário do mercado de ações na comparação entre os meses de junho de 2021 e junho deste ano.
O volume do mês de junho de 2022 ficou em R$ 27,77 bilhões.
A B3 mudou a sua forma de divulgação de algumas informações. Sendo assim, agora ela não divulga a quantidade de investidores ativos. No lugar desse dado, ela informa o número de contas na central depositária, assim como a quantidade de investidores individuais.
O número de contas alcançou 5.224.595 em junho, representando uma alta anual de 36,5%, enquanto de um mês a outro o aumento foi de 1,1%. O número de investidores teve crescimento de 38,3% na comparação anual e 1,2% no mensal, fechando em 4.408.788.
Assim, Petrobras, PetroRio e B3 estão os principais destaques do mercado financeiro da SUNO Notícias, que informa diariamente os principais acontecimentos do dia.