A Petrobras (PETR4) comunicou ao mercado nesta segunda-feira (7) que sua diretoria executiva aprovou uma nova rodada de ofertas vinculantes para o polo localizado na Bacia do Solimões (AM), em Urucu.
Segundo o fato relevante da Petrobras, os participantes do processo competitivo receberão carta-convite com instruções detalhadas para o envio das propostas. É valido lembrar que a disputa pelo polo Urucu está acirrada entre a 3R Petroleum e a Eneva (ENEV3).
Na semana passada, a 3R confirmou ao mercado, após notícias vinculadas, a sua participação no processo de desinvestimento da estatal petrolífera do polo Urucu. A Eneva também tem interesse na aquisição deste polo.
A Petrobras resolveu esclarecer ao mercado que ambas as empresas haviam enviados suas propostas vinculantes, o que neste momento estão em etapa de avaliação.
O jornal “Valor Econômico” publicou que a 3R ofereceu um lance de US$ 1 bilhão (cerca de R$ 5,16 bilhões). Esse valor corresponde a 67% a mais do que o oferecido pela Eneva, algo próximo de US$ 600 milhões, segundo o veículo.
Em documento, a 3R informou que os valores são estritamente confidencias. Já a Petrobras em seu fato relevante, sem divulgar os valores, afirmou que os dados divulgados “guardam proximidade com as parcelas firmes da propostas”.
O polo Urucu é composto de um conjunto de concessões de produção de petróleo e gás natural, sendo elas: Carapanaúba, Leste do Urucu, Rio Urucu, Araracanga, Arara Azul, Cupiúba e Sudoeste de Urucu.
Propostas das companhias pelo polo da Petrobras
As propostas apresentadas por ambas companhias levantam questionamento no mercado sobre a possibilidade de cumprir o trato em razão dos valores. Há dois anos a 3R fez a maior proposta e levou o polo Riacho da Forquilha, no entanto, foi desclassificada pois não tinha acertado o financiamento.
Porém, fontes próximas a empresa afirmaram ao jornal que a companhia apresentou a proposta com suas garantias ao JP Morgan, assessor da Petrobras no processo.
“A Petrobras informa ainda que leva em consideração na análise das ofertas todas as componentes de valor e demais condições refletidas nas propostas, incluindo pagamentos firmes, pagamentos contingentes e outras condições contratuais relevantes, de tal forma que os valores veiculados na mídias não proporcionam uma base suficiente para comparação das ofertas recebidas”, informou o documento.