Ícone do site Suno Notícias

Magda Chambriard amplia indicações políticas na Petrobras (PETR4), diz coluna

Primeira coletiva de Magda Chambriard. Foto: Rafael Pereira/Agência Petrobras

Magda Chambriard, CEO da Petrobras. Foto: Rafael Pereira/Agência Petrobras

De acordo com a colunista Malu Gaspar, do jornal O Globo, Magda Chambriard, presidente da Petrobras (PETR4), vem promovendo mudanças nas gerências-executivas da companhia com o objetivo de acomodar indicações políticas.

Nesta quarta-feira (31), segundo a publicação, uma reunião da cúpula da empresa confirmou a destituição de nove executivos e a saída de dois dirigentes. O movimento seria visto como um esforço para acomodar indicações políticas do Partido dos Trabalhadores (PT), do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e da Federação Única dos Petroleiros (FUP).

A diretoria executiva da Petrobras deliberou pela saída de Suen Marcet, gerente-executivo de Sistemas Submarinos e de Leonardo Maués, gerente-executivo de Gestão Integrada de Recursos e Projetos. Os profissionais eram remanescentes da gestão Jean Paul Prates, que foi demitido por Lula em maio deste ano.

As gerências-executivas são consideradas estratégicas para a companhia, uma vez que alguns dos profissionais que ocupam esses cargos possuem assentos no comitê estatutário de investimentos, ao lado de diretores da Petrobras. Além disso, os salários estão em torno dos R$ 80 mil, e os cargos concentram poderes e orçamentos à frente de vice-presidentes de empresas privadas.

De acordo com a colunista, a reunião também oficializou uma troca em massa de gerentes-executivos. As mudanças mais relevantes dizem respeito à saída de Marcio Kahn, responsável pelo campo de Búzios e Ana Zettel, gerente de gestão de parcerias e processos de Exploração e Produção, área responsável pela administração das parcerias da Petrobras com outras empresas, da gerência do portfólio da companhia e da avaliação do desempenho dos campos.

A publicação ainda complementa dizendo que Kahn será substituído por Wagner Victer, ex-secretário de energia do Rio de Janeiro nos governos Anthony Garotinho e Rosinha. Ele foi servidor da Petrobras, mas se afastou da companhia há pelo menos 24 anos para assumir cargos políticos, e agora vai administrar o maior campo de petróleo em águas profundas do mundo.

Desempenho das ações da Petrobras (PETR4):

Confira a movimentação dos papéis da Petrobras (PETR4) nos últimos 30 dias:

Cotação petr4

Gráfico gerado em: 01/08/2024
1 Mês

Sair da versão mobile