O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se revoltou com a política de distribuição de dividendos da Petrobras (PETR4). Nesta terça (21), o governante classificou o caso como “um absurdo” e afirmou que deu um comando para Jean Paul Prates, novo presidente da petroleira.
“[A Petrobras] Não pode ser uma empresa vendedora para ter um lucro de R$ 200 bilhões e distribuí-lo aos acionistas minoritários, quando metade desse dinheiro poderia ser investimento em salário para pesquisar novas fontes de energia, petróleo. É um absurdo”, afirmou Lula em entrevista ao canal TV 247, no YouTube.
Ao longo da entrevista, o presidente Lula argumentou que fará com que a Petrobras volte a ser “uma grande empresa de investimentos nesse País”.
A Petrobras não foi feita para exportar óleo cru, não é apenas uma empresa de petróleo. É uma empresa de energia, tem que estar preocupada com o gás, óleo diesel, biodiesel.
Segundo Lula, Prates foi informado de que deve encerrar a política de venda de ativos da Petrobras: “A gente já avisou ao presidente Jean Paul que é preciso suspender todas as vendas de ativos. Não tem condição de continuar vendendo”.
Confira a entrevista na íntegra:
Petrobras no Ibovespa hoje
Por volta das 11h15 da manhã, as ações da Petrobras eram negociadas em alta de 2,36%, aos R$ 23,47.
Desde o início do governo Lula 3, as ações cresceram 2,57%. De acordo com o mapeamento do Status Invest, nos últimos doze meses, os papéis da Petrobras apresentaram uma valorização de 25,86% e a empresa registrou um dividend yield de 72,26%