Ações da Petrobras (PETR4) caem com comentários de Lula
Nesta quarta-feira (28), a Petrobras (PETR4) recuou 1,35%, na contramão das ações de petrolíferas, como PetroRio (PRIO3) e 3R Petroleum (RRRP3). As ações ordinárias (PETR3) também cederam no pregão de hoje: 0,70%, negociadas a R$ 32,64.
A petrolífera estatal brasileira foi impactada principalmente por declarações do candidato à presidência, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que disse ser contrário à maneira como a Petrobras precifica o petróleo, com uma política baseada na paridade internacional do preço da commodity.
A fala provocou no mercado receio por uma intervenção estatal na companhia.
Em entrevista ao SBT, na terça-feira (27), Lula afirmou que, “se a Petrobras faz prospecção de petróleo e refina em real, a empresa precisa vender seus produtos na moeda brasileira”.
No domingo (25), Lula acendeu um alerta a investidores ao afirmar que privatizar a Petrobras seria “uma estupidez”.
Essas declarações acabaram afetando o comportamento dos papéis da Petrobras, com a proximidade das eleições de 2022. Investidores ficaram mais cautelosos com o investimento na empresa.
Além disso, Lula afirmou que, caso seja eleito, pretende aumentar a exploração de petróleo em águas profundas e falou sobre a necessidade de aumentar o processo de refino. Segundo Lula, o Brasil refina apenas 80% do combustível que é consumido.
O atual governo, de Jair Bolsonaro, é a favor da privatização e da política de preços em vigor da petrolífera.
Petrobras assina contrato para construção de plataforma em Búzios
A Petrobras (PETR4) informa que assinou nesta quarta-feira, 28, contrato com a empresa Keppel Shipyard Limited para a construção da plataforma P-83, como resultado do avanço do projeto de desenvolvimento do campo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos.
A P-83 terá capacidade para produzir até 225 mil barris de óleo por dia, processar até 12 milhões de m³ de gás por dia e estocar mais de 1,6 milhão de barris, informa a companhia à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
O projeto prevê a interligação de 15 poços, sendo 8 produtores de óleo e 7 injetores. A plataforma será a décima primeira unidade a ser instalada no Campo de Búzios.
A Petrobras é a operadora desse campo com 92,6% de participação, tendo como parceiras a CNOOC e a CNODC, com 3,7% cada.
Cotação
As ações da Petrobras caíram 1,35% nesta quarta-feira (28), cotadas a R$ 29,27.