Ícone do site Suno Notícias

Petrobras (PETR4) recebe indicações para assentos nos conselhos fiscal e de administração; saiba mais

Petrobras (PETR4). Foto: Divulgação

Petrobras (PETR4). Foto: Divulgação

A Petrobras (PETR4) informou nesta quarta-feira (3) que recebeu solicitação de acionistas minoritários para a substituição de candidatos às vagas de membros titular e suplente do conselho fiscal, além da indicação de um acionista minoritário de um nome ao conselho de administração.

De acordo com a Petrobras, em substituição a Daniel Alves Ferreira e Aloisio Macário Ferreira de Souza, foram indicados Ronaldo Dias (titular) e Ricardo José Martins Gimenez (suplente) para o conselho fiscal da companhia, para eleição a ser realizada em assembleia geral ordinária (AGO) em 25 de abril.

Para a eleição em separado, houve a indicação de Thales Kroth de Souza para o cargo de membro do conselho de administração da Petrobras.

Ainda de acordo com a estatal, as indicações serão submetidas aos procedimentos de governança interna da companhia, “para a análise dos requisitos legais e de gestão e integridade e posterior manifestação do Comitê de Pessoas”.

Petrobras (PETR4): Prates pede reunião com Lula sobre permanência no cargo, diz coluna

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, pediu uma audiência com Lula para conversar sobre ataques disparados contra ele por pessoas do próprio governo. Prates, inclusive, considera deixar o cargo, embora espera que o presidente da República apoie sua permanência, informou a colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo.

De acordo com a publicação, Prates pretende definir de uma vez a sua situação na empresa, expondo à Lula as conquistas e os problemas de sua gestão. Ele decidiu tomar a iniciativa depois que os ataques se intensificaram, partindo especialmente do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e do ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse Bergamo.

A colunista lembra que o presidente da Petrobras mantém o apoio de lideranças do PT, de senadores da base de Lula e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Eles consideram que a saída de Prates neste momento poderia ser traumática para a empresa e o governo, gerando uma crise desncessária.

Segundo a coluna Painel S.A, também da Folha de S. Paulo, nomes de potenciais substitutos para o cargo de presidente da estatal já estariam circulando em Brasília.

Entre eles, está o de Bruno Moretti, atual secretário especial de análise governamental da Presidência da República. Assessores do Planalto afirmam que ele é uma indicação do ministro da Casa Civil, Rui Costa, como alternativa a Marcus Cavalcanti, que a pasta não quer tirar do comando do Programa de Parcerias em Investimentos (PPI).

Um outra opção, diz a Folha, é o nome de Magda Chambriard, que atuou na Petrobras antes de migrar para a Agência Nacional de Petróleo (ANP), presidido por ela entre 2012 e 2016.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, não fez indicação, afirma o Painel S.A.

Ainda de acordo com a coluna, o único pedido de Silveira é de que Pietro Mendes, secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, seja o presidente do conselho, caso haja mudança no comando da Petrobras.

Desempenho das ações de Petrobras

Confira o desempenho das ações de Petrobras (PETR4).

Cotação PETR4

Gráfico gerado em: 04/04/2024
5 Dias

Sair da versão mobile