A Petrobras (PETR4) informou, na manhã desta terça-feira (17), que deu início à fase não-vinculante referente à venda da totalide de sua participação nas concessões de Albacora e Albacora Leste. A informação foi revelada por meio de um comunicado ao mercado.
Os campos ficam estão localizados em águas profundas na Bacia de Campos. Segundo a Petrobras, os potenciais compradores habilitados para essa fase receberão instruções sobre o processo de desinvestimento, “incluindo as orientações para elaboração e envio das propostas não vinculantes”.
O campo de Albacora contempla uma área de 455 quilômetros quadrados, em lâmina d’água que varia de 100 a 1.050 metros, ficando a cerca de 110 quilômetros do Cabo de São Tomé, no litoral norte do Rio de Janeiro. No mês passado, Albacora produziu em média 36,4 mil barris de óleo por dia e 606 mil metros cúbicos de gás. A Petrobras é operadora com 100% de participação.
Já o campo de Albacora Leste equivale a uma área de 511,56 quilômetros quadrados, com uma lâmina d’água que fica entre 1.000 e 2.150, a 120 quilômetros do Cabo de São Tomé. Em outubro, o campo produziu uma média de 30 mil barris de óleo por dia, além de 703 mil metros cúbicos de gás. A estatal controla o campo com 90% de participação, sendo que os demais 10% ficam com a Repsol Sinopec Brasil.
A Petrobras salientou que essa operação está alinhada à estratégia de otimização do portfólio e à melhoria de alocação do capital da empresa, passando a concentrar cada vez mais os seus recursos em ativos de classe mundial, ou seja, “aqueles que sejam mais resilientes frente às oscilações do preço do petróleo, com menor risco e maior retorno financeiro”.
Petrobras inicia venda de participação no Polo Marlim
A Petrobras também deu início à etapa de divulgação de oportunidade (teaser) referente à venda de 50% de sua participação nas concessões de Marlim, Voador, Marlim Leste e Marlim Sul, chamadas de Polo Marlim. As operações ficam em águas profundas na Bacia de Campos.
Segundo fato relevante divulgado pela empresa na última segunda-feira (16), a Petrobras se manterá como operadora dos campos. Os polos de Marlim e Voador ocupam uma área de 339,3 quilômetros quadrados. Marlim e Voador compartilham a infraestrutura de produção e, entre janeiro e outubro de 2020, produziram em média cerca de 68,9 mil barris de óleo por dia e 934 mil metros cúbicos/dia de gás.