A Petrobras (PETR4) vai investir US$ 5,2 bilhões na exploração e escoamento de gás. O anúncio foi feito pelo presidente da estatal, Jean Paul Prates, durante o Seminário Gás Brasileiro para a Reindustrialização do Brasil, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
O Plano Estratégico 2023-27 da Petrobras prevê o desenvolvimento de novos campos e novas infraestruturas, como os projetos em parceria com a Sergipe Águas Profundas, na Bacia de Campos, e do Projeto Integrado Rota 3, previsto para 2024.
Essas novas infraestruturas vão agregar até 55 milhões de metros cúbicos por dia na oferta de gás nacional. Prates explicou que a reinjeção de gás nos reservatórios faz parte do processo de descarbonização e aumento da produção de petróleo.
“Nossa ideia é de que tenhamos, lado a lado ao gás natural, o hidrogênio também, companheiro dessa matriz de transformação e de transição”, afirmou.
Ainda de acordo com o presidente da Petrobras, o gás do pré-sal contém grande quantidade de gás carbônico, que precisa ser reinjetado de volta nos campos de produção com parte do gás natural.
Alckmin anuncia grupo de trabalho com a Petrobras
O governo irá, junto à Petrobras (PETR4), iniciar um grupo de trabalho para encontrar soluções que aumentem a oferta e reduzam preços do gás natural.
Segundo anunciou, nesta segunda (17), o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, o grupo será formado por quatro ministérios (Indústria, Fazenda, Minas e Energia e Casa Civil), em conjunto com a estatal e produtores independentes menores.
Durante seminário sobre o tema, na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Alckmin declarou a empresários da indústria paulista que o grupo de trabalho deve trazer “bons frutos” em direção à diminuição no preço do gás natural — considerado central na competitividade de grandes setores industriais, em especial a indústria química.
Cotação
As ações preferenciais da Petrobras operam com alta de 2,77%, cotadas a R$ 27,44. Neste mês de abril os papéis da estatal tiveram uma valorização de 11,96%. Confira abaixo mais detalhes do desempenho da empresa no Ibovespa:
Cotação petr4
Com informações da Agência Brasil