Petrobras (PETR4) e Eneva (ENEV3) não entram em acordo sobre Polo Urucu
A Petrobras (PETR4) e a Eneva (ENEV3) informaram na última sexta-feira (28) que as negociações sobre a venda do Polo Urucu foram finalizadas sem êxito.
A operação contava com a venda da totalidade das participação no conjunto de sete concessões de produção terrestres do polo, localizado na Bacia de Solimões, no Amazonas, para a empresa de energia elétrica.
Em fato relevante enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a Petrobras afirmou que “apesar dos esforços envidados por ambas as empresas nesse processo, ao longo da negociação, não foi possível convergir para um acordo em certas condições críticas, optando-se pelo encerramento das negociações em curso, sem penalidades para nenhuma das partes”.
Ainda, a companhia disse que vai encerrar o processo competitivo e procurará soluções alternativas para as concessões. O desinvestimento por parte da companhia faz parte de uma estratégia de gestão de seu portfólio, com o foco voltado em ativos em águas profundas e ultra profundas. A Petrobras afirma que esses ativos demonstram grande diferencial competitivo ao longo dos anos, com alta produtividade e com menores emissões de gases de efeito estufa.
Petrobras bate recordes na venda e produção de diesel S-10
A Petrobras (PETR4) atingiu recorde anual de produção e vendas do diesel S-10, combustível com baixo teor de enxofre e que custa um pouco mais caro do que o diesel S-500.
Em 2021, a Petrobras registrou aumento de 34,7% na venda do diesel S-10 em relação a 2020, chegando ao total de 25,8 bilhões de litros. Já na produção do combustível, o incremento foi de 10% no período, que alcançou 21,2 bilhões de litros.
Apesar do aumento da produção, a estatal ainda precisa importar uma parte do diesel menos poluente, mas planeja investir US$ 2,6 bilhões na expansão da capacidade de suas refinarias até 2026. Com isso, a produção adicional pode chegar a mais de 300 mil barris por dia de óleo diesel S-10.
“Ao final desse prazo, todo o óleo diesel produzido pela Petrobras será S-10”, disse a empresa em nota. Atualmente, a venda do S-10 corresponde a mais da metade das vendas totais de diesel da Petrobras.