Entre os destaques do mercado financeiro desta quinta-feira (9) está a Petrobras (PETR4), que informou ontem (8) que o abastecimento de diesel “requer uma atenção especial”. As ações ON da companhia estão em queda de 0,79%, enquanto as ações PN caem 0,65%.
Também está entre os destaques a Eletrobras (ELET3), que vai ter o valor de suas ações divulgado ao final do pregão de hoje. Por volta das 15h15, as ações da companhia tinham alta de 4,56%.
Outro empresa que agita o mercado é a PetroRio (PRIO3), que teve um aumento na produção e venda de barris de óleo em maio, na comparação com o mês de abril. As ações da PRIO3 operam em baixa de 1,47%, figurando entre as 10 maiores quedas do dia.
Veja os destaques do mercado financeiro:
Petrobras (PETR4) diz que abastecimento de diesel requer atenção e sinaliza alta em seu preço
Um dos destaques do mercado financeiro é a Petrobras (PETR4), que disse ontem (8) que o abastecimento de diesel “requer uma atenção especial”. Além disso, a empresa sinalizou um novo aumento no preço do combustível, em meio às pressões de mudança na política de preço da empresa. As afirmativas ocorrem em uma possibilidade de mais aperto no mercado internacional. Do mesmo modo, a companhia observa que outros países vizinhos já tem sido impactados com o desarranjo dos preços.
A petroleira ainda afirmou que o preço dos combustíveis, sobretudo o diesel, deve continuar em uma tendência de aumento. Assim, as medidas que foram tomadas pelo presidente Jair Bolsonaro sobre isenção de impostos federais e o ICMS zero nos estados acaba não trazendo os efeitos esperados para a redução no preço do combustível.
A empresa diz que em comunicado que “não há fundamentos que indiquem a melhora do balanço global e o recuo estrutural das cotações internacionais de referência para o óleo diesel”, relatando também a escassez do mercado. Outro fator que coopera para a alta dos preços é que “o mercado interno registrou recorde de consumo de óleo diesel no ano passado e essa marca deverá ser superada em 2022”, apontou a companhia.
Valor das ações da Eletrobras (ELET3) serão precificadas hoje (8) ao final do pregão
Além da Petrobras (PETR4), a precificação das ações da Eletrobras (ELET3) também é um assunto de destaque hoje, que vai acontecer ainda hoje (9) ao final do pregão. Essa etapa compõe o cronograma do processo de privatização da estatal, por oferta primária e secundárias de ações ordinárias. A oferta vai ser realizada no Brasil e no mercado internacional simultaneamente.
Essa é a maior operação de venda de uma estatal desde a privatização da Telebras, que aconteceu no ano de 1998. Além disso, se trata da maior operação de capitalização desde o ano de 2010, quando ocorreu a capitalização da Petrobras (PETR4).
Importante destacar que a oferta primária conta com um total de 627,6 milhões de ações, e ainda tem a possibilidade de haver um lote suplementar que pode ir até 15%, o que representaria 104,6 milhões de ações. A União tem uma participação de 51,82% do total das ações que foram emitidas. Com a nova oferta, que não serão compradas pelo governo, esse novo percentual cai para aproximadamente 33%.
PetroRio (PRIO3) tem alta na produção e venda de barris de óleo em maio
Além da Eletrobras (ELET3), outro destaque do mercado financeiro vai para a PetroRio (PRIO3), que divulgou a produção de barris de óleo equivalente por dia (boepd) durante o mês de maio. Esse número foi de 34.044 barris, que corresponde a um aumento de 2,19% na comparação do mês de abril, quando se produziu 33.298 boepd.
Apesar do avanço mensal de abril para maio, essa produção da PetroRio (PRIO3) ficou abaixo de todos os meses do 1º primeiro de 2022. Já em relação à venda dos barris, esse número chegou 898.568 unidades, cerca de 1,75% a mais que os 882.808 vendidos no mês de abril desse ano. Do total das vendas do mês, cerca de 46,2% vieram do cluster de Polvo e Tubarão Martelo, assim como outros campos de Frade. Estes, por sua vez, não tinham realizado vendas durante o mês de abril.
A Petrobras (PETR4), a Eletrobras (ELET3) e a PetroRio (PRIO3) são alguns dos destaques do mercado financeiro do pregão de hoje (9) da Suno Notícias, divulgando os principais acontecimentos diários que impactam na bolsa de valores brasileira.
Notícias Relacionadas