Ícone do site Suno Notícias

Petrobras (PETR4) e Raízen (RAIZ4) fecham parceria para avaliar negócios com biometano

Plano estratégico da Petrobras (PETR4): investimentos da empresa terão alta de 15% entre 2023 e 2027. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Petrobras (PETR4). Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A Petrobras (PETR4) e a Raízen (RAIZ4) anunciaram nesta quarta-feira (14) uma parceria para a avaliar potenciais negócios com biometano.

O projeto assinado pelas empresas envolve o estudo de negócios de produção, compra e venda do combustível renovável produzido pela Raízen a partir de resíduos da cana-de-açúcar (vinhaça e torta de filtro) gerados na operação agroindustrial dos bioparques de energia da companhia, segundo o documento divulgado pelas companhias na tarde de hoje.

Para José Mauro Coelho, atual presidente da Petrobras, o projeto conectará a produção de biometano renovável com a de combustíveis e refino de alta qualidade que serão obtidos com menores emissões de carbono.

“A iniciativa reforça nosso compromisso em buscar oportunidades econômicas e sustentáveis que combinem geração de valor e baixo carbono, oferecendo produtos de melhor qualidade e eficientes do ponto de vista ambiental”, afirmou o executivo.

Segundo o documento, o projeto prevê também estudos para o desenvolvimento de soluções de logística de entrega do biometano que “contribuam para facilitar a utilização do combustível nas operações de refino da Petrobras.”

O biometano está incluso dentro da categoria de combustíveis sustentáveis (como o diesel R5 e o BioQAV) e pode contribuir com os objetivos de descarbonização da Petrobras.

De acordo com a petrolífera, o biometano possui potencial para reduzir em mais de 90% as emissões diretas de gases de efeito estufa, substituindo os combustíveis fósseis e tornando-se uma alternativa para o gás natural, diesel ou GLP.

Petrobras assina protocolo para buscar novas oportunidades de negociar gás natural

Um dos destaques do mercado financeiro hoje é a Petrobras (PETR4), que assinou juntamente ao governo de Sergipe um protocolo mostrando sua intenção de trazer novas oportunidades de negócio na região em relação ao seu gás natural. O objetivo é buscar o desenvolvimento da empresa através do fechamento de novos negócios.

Sendo assim, a Petrobras (PETR4) tem o intuito de estruturar novos projetos, prospectando novas negociações com o seu gás natural através do fornecimento para gerar energia elétrica e a utilização como matéria-prima.

Na sessão de hoje (14), as ações da Petrobras (PETR4) estão em valorizando, ficando na lista das maiores valorizações do dia. As ações PN da Petrobras (PETR4), tinham alta de 2,97%, por volta das 13h11. Já as ações ON (PETR3) sobem 2,35%.

Sair da versão mobile