A Petrobras (PETR4) está planejando voltar a atuar no setor de distribuição de combustíveis, segundo informações do jornal O Globo, que ouviu fontes anônimas.
Essa atuação da Petrobras se daria por meio da Vibra (VBBR3), antiga BR Distribuidora e privatizada no governo anterior.
As fontes a par do tema relataram que há discussões entre as duas empresas em estágio inicial, mas que tendem a esquentar após o arrefecimento de outra transação envolvendo a Vibra – o M&A com a Eneva (ENEV3).
A tese é de que ambas estão explorando a possibilidade de a estatal vender combustíveis diretamente para empresas que possuem frotas, como as empresas de ônibus.
A Petrobras estaria mirando comprar uma fatia societária na Vibra entre 20% a 40%, além de procurar uma golden share – uma ação que dá direitos especiais e que iria conferir mais poder à petroleira em assuntos específicos.
Ainda assim, a Vibra seguiria operando como companhia privada e independente.
O indício inicial dessa nova fase de conversas ocorreu ainda em meados de janeiro, quando a estatal anunciou que não tinha interesse em prorrogar o prazo de vigência do contrato de licença de uso de marcas da empresa, iniciado em 28 de junho de 2019 e programado para encerrar em 28 de junho de 2029.
Atualmente, a relação entre Vibra e Petrobras é considerada “amigável”, com conversas “constantes”.
Desempenho das ações da Petrobras
Cotação petr4
Notícias Relacionadas