A Petrobras (PETR4) anunciou nesta segunda-feira (29) uma redução de 15,7% nos preços de venda da gasolina de aviação (GAV) para distribuidoras. O reajuste, que entra em vigor em 1º de setembro, ocorre após o corte de 5,7% divulgado pela companhia no início de agosto.
Os ajustes de preços de GAV são mensais e definidos por meio de fórmula contratual negociada com as distribuidoras, de acordo com comunicado divulgado pela Petrobras à imprensa.
“Os preços de venda da GAV da Petrobras para as companhias distribuidoras buscam equilíbrio com o mercado e acompanham as variações do valor do produto e da taxa de câmbio, para cima e para baixo, com ajustes aplicados em base mensal, mitigando a volatilidade diária das cotações internacionais e do câmbio”, diz a companhia.
A gasolina de aviação, também conhecida por sua sigla GAV, é o combustível utilizado predominantemente em aviões de pequeno porte, que possuem motores com ignição por centelha. Por pequeno porte, entenda-se: aeronaves empregadas na aviação particular, na agricultura, em treinamento de pilotos, na aviação comercial de menor porte e nos aviões experimentais e esportivos.
Na última sexta-feira (26), a Petrobras anunciou que vai reduzir o preço do querosene de aviação (QAV) em 10,4% também partir de 1º de setembro em suas refinarias.
Petrobras (PETR4) nega ter rejeitado proposta pela Braskem (BRKM5)
A Petrobras (PETR4) informou que não rejeitou uma proposta do banco BTG Pactual (BPAC11) por sua participação pela Braskem (BRKM5).
O esclarecimento se deu após o colunista Lauro Jardim divulgar no domingo, em sua coluna no jornal O Globo, a informação de que a Petrobras, acionista da petroquímica, teria recebido a proposta por parte da instituição financeira.
Em comunicado ao mercado, a Petrobras afirmou que “sua participação na Braskem faz parte da carteira de ativos à venda pela companhia, conforme divulgado no Plano Estratégico 2022-2026”.
“A Petrobras informa que não está conduzindo nenhuma estruturação de operação de venda no mercado privado. Adicionalmente, a Companhia informa que não é verdadeira a informação que recusou proposta do BTG“, informou.
Desempenho das ações da Petrobras
As ações da Petrobras encerraram o dia em alta de 2,50%, cotadas a R$ 34,48. No acumulado do ano, os papéis sobem 18,53%.
(Com informações do Estadão Conteúdo)