Petrobras (PETR4) desiste de vender participação em projeto offshore de gás na Colômbia

A Petrobras (PETR4) poderá desistir da venda de sua participação de 44% no bloco Tayrona, projeto offshore de gás na Colômbia em parceria com a Ecopetrol. A informação foi dada à Reuters pelo diretor de desenvolvimento de produção, Carlos Travassos. Ao Suno Notícias, a estatal confirmou as declarações do executivo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/07/1420x240-Banner-Home.png

“Não mais”, disse Travassos em uma conferência de energia em Houston ontem (1). “Vimos a relevância disso”.

Na noite desta terça, em documento arquivado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a petroleira afirmou que o processo de desinvestimento [do Bloco Tayrona] foi encerrado em 2020, após não ter tido propostas vinculantes na ocasião.

“A Companhia entendeu, na época, que seria mais adequado não relançar o teaser do projeto para aguardar os resultados da perfuração dos poços na região”, diz o comunicado.

A Petrobras havia colocado sua participação à venda após maus resultados de exploração em um poço anterior, mas reviu o plano após identificar a relevância do projeto.

Vale lembrar que a descoberta de gás natural no poço de águas profundas Uchuva-1, no bloco Tayrona, foi anunciada pela Petrobras e a Ecopetrol no ano passado. Segundo projeções da Ecopetrol, o bloco Tayrona deverá fornecer a primeira produção de gás da Colômbia em campos de águas profundas em 2026, conectando-se à infraestrutura próxima.

Reservas de gás offshore

A Colômbia busca acelerar a descoberta e o desenvolvimento de suas reservas de gás offshore para evitar a necessidade de importações e impulsionar as indústrias de energia a petroquímica. De acordo com o executivo da Petrobras, até 4 trilhões de pés cúbicos (TCF, na sigla em inglês) de reservas de gás natural podem ser confirmados em Tayrona.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Uma nova campanha de perfuração está planejada para 2024 pelas partes interessadas da Tayrona para avançar em direção ao objetivo de confirmar as reservas de gás natural no bloco. Segundo o executivo, a Petrobras estaria analisando as informações coletadas na última campanha de perfuração para decidir se é possível acelerar a próxima etapa.

“Dependendo dessa análise, talvez possamos acelerar (a próxima campanha de perfuração). Estamos tendo uma experiência muito boa”, disse Travassos.

Cotação Petrobras

Nesta terça (2), as ações da Petrobras fecharam queda de 4,05%, cotadas a R$ 22,74. Confira abaixo mais detalhes do desempenho da companhia nos últimos seis meses na bolsa de valores:

Cotação petr4

Gráfico gerado em: 02/05/2023
6 Meses

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Janize Colaço

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno