Petrobras (PETR4): Demissão de Prates ocorreu porque Lula queria mais investimentos, diz Silveira

Na primeira vez em que falou publicamente sobre a demissão de Jean Paul Prates da presidência da Petrobras (PETR4), o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, foi direto ao atribuir a decisão ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2025/01/1420x240-Desktop.png

Segundo o ministro, a demissão do então presidente da Petrobras decorreu da compreensão de Lula de que é preciso acelerar o plano de investimentos da estatal.

Essa é uma versão que corre oficialmente nos bastidores do governo. Em paralelo, se diz que Silveira e o colega de Esplanada Rui Costa, da Casa Civil, foram os pivôs da demissão, após uma espiral de discordâncias e ataques mútuos desde o início do governo.

“Tentaram personificar em mim e no ministro Rui. Isso absolutamente não aconteceu”, disse Silveira a jornalistas na Base Aérea do Galeão, no Rio, onde compareceu ao embarque de eletricistas para ajudar na reconstrução do Rio Grande do Sul.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2025/01/1420x240-Desktop-2.png

O ministro não deixou de fazer uma crítica velada a Prates.

“O presidente Lula, com 78 anos de idade, não pode ser constrangido por nenhum de nós (do governo). Todos nós temos que nos orgulhar e aprender com ele, sobre respeito à democracia”, afirmou.

Nos bastidores, comenta-se que Lula se sentiu afrontado por Prates em algumas ocasiões nos últimos meses – como quando Prates descumpriu a sua ordem para que conselheiros indicados pelo governo votassem contra a distribuição de dividendos extraordinários apurados em 2023 ou quando pediu uma reunião para definir sua situação.

Cotação das ações da Petrobras

As ações PETR4 sobem 0,19% no intradia desta terça-feira por volta das 15h35.

No acumulado do ano, contudo, os papéis da Petrobras acumulam uma desvalorização de 2,2%. A cotação atual é de R$ 36,95.

Com Estadão Conteúdo

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno