A Petrobras (PETR4) assinou com a Helix contratos de afretamento e prestação de serviços de dois navios de intervenção em poços do tipo LWIVV (Light Well Intervention Vessel), conforme comunicado pela companhia nesta terça-feira (27).
Segundo o comunicado da Petrobras, as unidades Siem Helix 1 e Siem Helix 2 serão afretadas por um período de 3 anos a um valor de US$ 786 milhões.
As duas embarcações, informou a estatal, vão atender a campanha de intervenções em poços da Petrobras a partir de 2025. Ambos alcançam lâminas d’água entre 200 metros e 2,4 mil metros.
A contratação, que combina contrato de afretamento e de serviço, prevê o compromisso mínimo de 30% de conteúdo local. No contrato de serviço, esse porcentual sobe a 85%. Cerca de 850 empregos diretos e indiretos devem ser mantidos durante a vigência do contrato.
Aplicação dos navios visados pela Petrobras
Esses navios-sonda servem a um leque de projetos, como perfuração de topo, trabalhos de instalação, descomissionamento, guindaste offshore e trabalhos de construção, por exemplo.
“Esses serviços incluem melhoria e restabelecimento da produção, integridade de poços e instalação de equipamentos submarinos”, informa a petroleira em nota.
As embarcações também são equipadas com veículo operado remotamente e possuem capacidade de atendimento a operações de resposta a emergências, completou a Petrobras.
Com Estadão Conteúdo