Ícone do site Suno Notícias

Free float da Petrobras (PETR4): B3 eleva limite de ações preferenciais

Navio de produção da Petrobras (PETR4) FPSO P-66. Foto: Agência Petrobras / André Motta de Souza

Navio de produção da Petrobras (PETR4) FPSO P-66. Foto: Agência Petrobras / André Motta de Souza

A partir desta terça-feira (11), a B3, Bolsa de Valores brasileira, aumentou o limite de ações preferenciais da Petrobras (PETR4) listadas, passando de 35% para 45% do “free float“, que mede a porcentagem de ações da companhia que estão em livre circulação no mercado.

Ao mesmo tempo que aumentou o free float da Petrobras, a B3 também diminuiu o limite de ações que podem ser “alugadas” por investidores, de 25% para 20%.

As informações são do TradeMap.

Atualmente, as ações preferenciais da Petrobras, PETR4, correspondem a 6,951% da carteira teórica do Ibovespa, principal índice da Bolsa de valores.

Petrobras reduz preço do gás

A Petrobras divulgou nesta segunda-feira (10) que vai reduzir o preço do gás natural em 5% para seus clientes a partir de 1º de novembro, referente ao trimestre de agosto a outubro.

Os novos preços do gás natural seguirão vigentes até 31 de janeiro de 2023, conforme estabelecido nos contratos firmados, informou a estatal.

Os contratos de gás natural da Petrobras preveem atualizações trimestrais e vinculam a variação do preço do gás às oscilações do petróleo Brent e da taxa de câmbio. Durante o período (agosto, setembro e outubro), o petróleo teve queda de 11,5%; e o câmbio teve depreciação de 6,5% (isto é, a quantia em reais para se converter em um dólar aumentou 6,5%).

“A Petrobras ressalta que o preço final do gás natural ao consumidor não é determinado apenas pelo preço de venda da companhia, mas também pelas margens das distribuidoras (e, no caso do GNV, dos postos de revenda) e pelos tributos federais e estaduais”, explicou a companhia.

As tarifas ao consumidor dependem de aprovação pelas agências reguladoras estaduais. Tanto a Naturgy, que atende o Estado do Rio de Janeiro, como a Cegás, do Ceará, já anunciaram que vão reduzir o preço do insumo para os consumidores a partir de 1º de novembro.

No Rio, a queda girou entre 2,9% e 6,8%, enquanto no Ceará o preço teve redução de 14%.

Cotação 

As ações da Petrobras fecharam em queda de 0,75% nesta terça-feira (11), cotadas a R$ 33.

Sair da versão mobile