Ícone do site Suno Notícias

Petrobras (PETR4): Prates pede reunião com Lula sobre permanência no cargo, diz coluna

Petrobras (PETR4) busca acordo com fundo soberano sobre refinaria ainda no primeiro semestre, afirma Prates

Jean Paul Prates, CEO da Petrobras (PETR4). Foto: Divulgação/Agência Petrobras

O presidente da Petrobras (PETR4), Jean Paul Prates, pediu uma reunião com Lula para conversar sobre ataques disparados contra ele por pessoas do próprio governo. Prates, inclusive, considera deixar o cargo, embora espera que o presidente da República apoie sua permanência, informou a colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo.

De acordo com a publicação, Jean Paul Prates pretende definir de uma vez a sua situação na empresa, expondo à Lula as conquistas e os problemas de sua gestão. Ele decidiu tomar a iniciativa depois que os ataques se intensificaram, partindo especialmente do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e do ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse Bergamo.

A colunista lembra que o presidente da Petrobras mantém o apoio de lideranças do PT, de senadores da base de Lula e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Eles consideram que a saída de Prates neste momento poderia ser traumática para a empresa e o governo, gerando uma crise desncessária.

Segundo a coluna Painel S.A, também da Folha de S. Paulo, nomes de potenciais substitutos para o cargo de presidente da estatal já estariam circulando em Brasília.

Entre eles, está o de Bruno Moretti, atual secretário especial de análise governamental da Presidência da República. Assessores do Planalto afirmam que ele é uma indicação do ministro da Casa Civil, Rui Costa, como alternativa a Marcus Cavalcanti, que a pasta não quer tirar do comando do Programa de Parcerias em Investimentos (PPI).

Um outra opção, diz a Folha, é o nome de Magda Chambriard, que atuou na Petrobras antes de migrar para a Agência Nacional de Petróleo (ANP), presidido por ela entre 2012 e 2016.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, não fez indicação, afirma o Painel S.A.

Ainda de acordo com a coluna, o único pedido de Silveira é de que Pietro Mendes, secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, seja o presidente do conselho, caso haja mudança no comando da Petrobras.

Sair da versão mobile