Ícone do site Suno Notícias

Petrobras (PETR4) assina contratos com SBM Offshore para afretamento do FPSO Alexandre Gusmão

Petrobras (PETR4)

Decisão de reduzir dividendos da Petrobras (PETR4) pode ser repentina, diz BTG Pactual. Foto: Divulgação

A Petrobras (PETR4) assinou nesta segunda-feira (29) contratos com a SBM Offshore para afretamento e prestação de serviço da unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência de óleo (FPSO) Alexandre Gusmão, quarto  sistema definitivo a ser instalado no campo de Mero, no pré-sal da Bacia de Santos.

Em fato relevante arquivado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a Petrobras explica que os contratos seguem os mesmos parâmetros da carta de intenção assinada em agosto desse ano e a previsão é que a unidade comece a produzir em 2025.

Além disso, a estatal petrolífera destaca que os contratos reforçam a sua atuação em parceria na área de E&P com foco em águas profundas e ultra profundas. “A companhia segue atuando de forma eficiente e competitiva, maximizando o potencial dos ativos e promovendo mais retorno para a empresa e para a sociedade.”

O FPSO será instalado a aproximadamente 160 quilômetros de Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro, e terá capacidade de processamento de 180 barris de óleo e 12 milhões de metros cúbicos de gás por dia. Os contratos, por sua vez,  terão duração de 22 anos e 6 meses, contados a partir da aceitação final da unidade.

A companhia explica que o projeto prevê a interligação de 15 poços FPSO, sendo 8 produtores de óleo, 6 injetores de água e gás e um poço conversível. Atualmente, o projeto já teve 4 poços perfurados e 2 completados.

A ação da Petrobras (PETR4) encerrou o pregão de hoje com alta de 3,51%, valendo R$ 29,47. No ano, o papel da estatal petrolífera acumula uma alta de 3,99%, frente ao fechamento a R$ 28,34 ao final de dezembro de 2020.

Veja também:

Petrobras assina contrato de arrendamento da Usina TermoCamaçari (BA)

Petrobras assinou nessa sexta-feira (26) contrato de arrendamento da Usina Termelétrica TermoCamaçari, localizada no Estado da Bahia, com vigência até agosto de 2030.

Em documento arquivado na CVM, a Petrobras informa que a assinatura do contrato aconteceu após a retomada das negociações com a Proquigel Química, subsidiária da Unigel Participações.

A UTE TermoCamaçari é uma usina termelétrica movida a gás natural situada em Camaçari, na Bahia, com capacidade instalada de 120 MW.

Além disso, a Petrobras lembra que o arrendamento está alinhado com a sua estratégia de melhoria da sua alocação do capital e da construção de um ambiente favorável à entrada de novos participantes no segmento de gás e energia.

Sair da versão mobile