A Petrobras (PETR4) firmou um memorando de entendimento com a Mitsui para explorar oportunidades de negócios de baixo carbono no Brasil. De acordo com a estatal, o pacto, de natureza não vinculante, foi estabelecido durante a conferência global CeraWeek, sediada em Houston, nos Estados Unidos. A informação foi divulgada pela petroleira nesta terça-feira (19).
A colaboração da Petrobras com a Mitsui implica na análise de possíveis oportunidades para a produção de hidrogênio sustentável e seus subprodutos, a utilização de biometano, bem como a captação, transporte e estocagem de CO2 (CCS), afirma a Petrobras.
Segundo a empresa, o memorando está alinhado com os setores de atuação de baixo carbono destacados no plano estratégico 2024-2028 da Petrobras. Esse plano prevê um investimento de US$ 11,5 bilhões no portfólio de transição energética da empresa petrolífera.
A Mitsui é uma corporação global de comércio e investimento, presente em mais de 60 nações, com um amplo portfólio de negócios que abrange diversos setores.
Petrobras e Arcelor Mittal: estratégias de diversificação e descarbonização
Em 26 de fevereiro deste ano, a Petrobras também assinou um memorando de entendimento com a Arcelor Mittal Brasil, com o propósito de analisar possíveis oportunidades de negócios na economia de baixo carbono.
De acordo com a petrolífera, o acordo visa estabelecer modelos de negócios mutuamente vantajosos, enquanto as empresas se dedicarão a identificar oportunidades comerciais e parcerias no Brasil que estejam alinhadas com as estratégias de diversificação e descarbonização.
“A colaboração implica na análise de possíveis modelos de negócios para combustíveis de baixo carbono, hidrogênio e seus produtos, produção de energias renováveis e CCS (captura, transporte e armazenamento de CO2)”, declarou a Petrobras.