A Petrobras (PETR4) anunciou nesta quinta-feira (11) que realizará uma assembleia geral extraordinária no dia 12 de abril para avaliar a troca de nomes na sua presidência e no seu conselho de administração.
A reunião, segundo o documento, será exclusivamente digital, realizada por videoconferência, e avaliará as indicações feitas pelo Governo Federal, controlador da Petrobras, aos postos e também os representantes indicados pelos acionistas minoritários e pelos funcionários da empresa.
O nome de destaque a ser analisado na assembleia da Petrobras é o de Joaquim Silva e Luna, escolhido para ocupar a presidência no lugar de Roberto Castello Branco após as polêmicas envolvendo o avanço dos preços dos combustíveis no país.
Além disso, o Governo Federal indicou seis nomes na segunda-feira (8) e mais dois nesta quarta (10) para o Conselho de Administração da estatal.
Conheça os indicados ao conselho da Petrobras
A União sugeriu a recondução de Eduardo Bacellar Leal Fereira, almirante de Esquadra da Reserva, ao cargo de presidente do conselho da Petrobras. Ele está a frente da mesa desde janeiro de 2019, por indicação do presidente Jair Bolsonaro.
Ao total, três militares foram indicados ao conselho: Joaquim Silva e Luna, que assume a presidência e ganha uma cadeira na mesa, também é general da reserva do Exército, assim como Ruy Flaks Schneider, oficial da reserva da Marinha, que completa a lista.
Entre as indicações técnicas para o conselho da Petrobras, está Marcio Andrade Weber, que é engenheiro civil especializado em engenharia de petróleo, que trabalhou na companhia por 16 anos e que, posteriormente, foi para a área de construção de estaleiros.
Já Murilo Marroquim é geólogo e trabalha na indústria de petróleo há quase cinquenta anos, tendo passagem em empresas como Brasoil, IBM, Ipiranga, Ocean Energy e também na Agência Nacional do Petróleo (ANP).
Sonia Villalobos é administradora pública. Tem mais de 30 anos de experiência no mercado acionário e foi a primeira pessoa sul-americana a receber a credencial CFA.
Nas duas últimas indicações feitas nesta semana, estão Cynthia Silveira, engenheira eletricista que foi diretora de gás e eletricidade da Petrobras, e Ana Matte, advogada com experiências como conselheira de administração de empresas como Cemig (CMIG4), Renova Energia (RNEW4) e na startup Superjobs.